quarta-feira, 12/09/2018
Ideb

Secretaria promove ‘III Reunião com os Dirigentes Regionais de Ensino’

No encontro, foram discutidos os principais instrumentos de avaliação educacional que são aplicados rede

Nesta quarta-feira (12), a Secretaria de Estado da Educação promoveu o “III Reunião com os Dirigentes Regionais de Ensino”. O evento aconteceu no auditório da EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores) e reuniu representantes da pasta com os 91 dirigentes de ensino do Estado de São Paulo.

A ideia foi apresentar e discutir os principais instrumentos de avaliação educacional que são aplicados rede ensino paulista, sejam eles internacionais, nacionais e estaduais, como o SARESP.

“Queremos mostrar que essas avaliações são importantes e ajudam a tomar decisões. É uma forma de refletir os resultados e, a partir deles, pensar em questões que possam favorecer e contribuir com a aprendizagem”, explica a assessora da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Valéria de Souza.

Segundo ela, os dirigentes estão cada vez mais preocupados em como usar os indicadores dentro das suas respectivas regiões. A ideia é fazer com que eles possam qualificar o ensino dos estudantes e mensurar todo seu percurso formativo.

“É fundamental que eles tenham a apropriação desses instrumentos para que possam entender não só entender as formas como os resultados chegam para eles. Queremos que eles ajam em função dessas avaliações encontradas”, afirma Marcelo Cabral, coordenador da CIMA (Coordenadoria de Informações, Monitoramento e Avaliação Educacional da SEE), órgão vinculado à Secretaria.

O encontro, dessa forma, foi um momento de gerar planos de ação para melhorar o ensino e incrementar o resultado nos próximos índices. Esses instrumentos permitirão que cada dirigente desenvolva planejamento de gestão e pedagógico que terão impacto direto no aprendizado do aluno.

“O importante é olhar o que a gente pode fazer com essas avaliações. Precisamos confiar e acreditar no Estado e ter um olhar diferente de acordo com a necessidade de cada região”, ressalta o secretário de Estado da Educação, João Cury.

“É necessário saber que São Paulo tem um capital humano riquíssimo. Temos força e cultura capazes de avançar muito mais do que já avançamos”, comenta a secretária adjunta da pasta, Cleide Bochixio.