terça-feira, 05/10/2004

Secretaria quer a participação das redes municipal e particular em nova edição do sistema de avaliação da educação estadual

Reunião de adesão ao Saresp lotou o Teatro Fernando Azevedo, na sede da Secretaria da Educação O Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, reuniu-se nesta terça-feira, dia 5 […]

O Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, reuniu-se nesta terça-feira, dia 5 de outubro, com representantes das redes municipal e particular para propor a adesão de todos ao Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – Saresp 2004.

“Avaliar é um dos temas mais difíceis do processo educativo. O que queremos fazer é uma radiografia, um diagnóstico completo que ajude a orientar políticas educacionais”, disse Gabriel Chalita.

Ao propor essa participação, Chalita pretende alcançar maior abrangência da avaliação e a conseqüente melhoria da educação estadual. A idéia é conhecer o aluno em suas particularidades, seu nível de conhecimento e suas habilidades para correção de eventuais distorções nas propostas pedagógicas. Por suas características, os resultados do Saresp servem como bússola para educadores das diferentes redes na elaboração de programas em benefício do aprendizado dos alunos.

“Nossa preocupação com o Saresp não é fazer ranking entre escolas do Estado ou comparações com as redes municipais e privada. A médio prazo, o Saresp é o grande caminho para acabar com o vestibular, porque tem uma fotografia melhor e continuada do desempenho do aluno”, afirma o secretário.

A responsável pela logística e assessoria técnica da avaliação deste ano é a fundação Cesgranrio A aplicação das provas está prevista para 25 de novembro e os resultados devem ser entregues até o final de fevereiro de 2005.

O que é o Saresp?

O Saresp é o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. Criado em 1996, avalia o ensino paulista de modo a obter informações que revelem os pontos fortes e os pontos fracos do sistema, identificando, com isso, o rendimento escolar dos alunos de diferentes séries e períodos e os fatores que interferem nos seus desempenhos.

Como a competência leitora permite viabilizar o acesso ao conhecimento em toda e em qualquer área do ensino, o Saresp avaliará as habilidades cognitivas de leitura e escrita desenvolvidas pelos alunos ao longo de cada série. Para tanto, utilizará dois instrumentos.

O primeiro consiste na aplicação de provas – 30 questões de múltipla escolha ou questões abertas, no caso das 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental – e redação – tipo narrativo-descritivo para o Ensino Fundamental e dissertativo-argumentativo para o Ensino Médio. O segundo instrumento é o questionário do aluno, por meio do qual são coletadas informações sobre suas características pessoais, seu contexto socioeconômico e cultural, sua trajetória escolar, suas percepções acerca dos professores e da gestão da escola, além de sua participação nos projetos da SEE.

Pela prova, é possível reunir dados sobre as capacidades de leitura e escrita do universo de alunos, desde as séries iniciais do ensino Fundamental até os concluintes do Ensino Médio. O questionário, por sua vez, irá ajudar a identificar os fatores que influenciam os resultados obtidos.

Os resultados subsidiam a tomada de decisão e o estabelecimento de políticas públicas no campo da educação no Estado de São Paulo. Reorientam também o trabalho pedagógico. Desse modo, a equipe escolar pode criar as condições objetivas para reinventar a prática escolar, promovendo novas situações de aprendizagem que possibilitem a superação do nível de desempenho alcançado pelos alunos no Saresp.

“Nosso sonho é que o Saresp se desenvolva cada vez mais e ganhe credibilidade. Vamos caminhar para que esse sonho bonito da educação seja realizado. A educação é a única alternativa para a democracia”, finalizou Gabriel Chalita.