sexta-feira, 24/01/2003

Secretaria realiza capacitação para os professores do PEC Municípios

A primeira etapa do PEC Municípios iniciada em 9 de janeiro com o Módulo Introdutório de Capacitação em Informática, está acontecendo de forma escalonada no Estado. Cerca de 4.258 alunos […]

A primeira etapa do PEC Municípios iniciada em 9 de janeiro com o Módulo Introdutório de Capacitação em Informática, está acontecendo de forma escalonada no Estado. Cerca de 4.258 alunos já estão inscritos este mês em convênios firmados com 26 Prefeituras. Estes alunos estão divididos em 115 turmas distribuídos em 51pontos de aprendizagem.

O PEC/Municípios deve formar os professores no prazo de dois anos. As turmas terminam o Módulo Introdutório de Capacitação em Informática Básica até o dia 14 de fevereiro. O programa PEC conta, atualmente, com a adesão de cerca de 95 municípios.

O PEC Formação Universitária Municípios é um Curso Especial de Formação de Professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental e Educação Infantil e faz parte do Programa de Educação Continuada (PEC) de valorização do magistério paulista. Trata-se de uma parceria inédita, que une pela primeira vez a Secretaria de Educação e municípios, mediante convênio com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo – UNDIME-SP.

No ano passado, o programa PEC formou 6.233 professores efetivos da rede estadual paulista de 1ª a 4ª série do ensino fundamental com o diploma de graduação em nível superior. O evento inédito, foi transmitido via satélite interligando as cidades de São Paulo, Santos, Bauru e Jundiaí. O curso foi ministrado em 34 pontos do Estado de São Paulo – os CEFAMs – Centros Específicos de Formação do Magistério – que têm comunicação com as Universidades envolvidas (USP, UNESP, PUC-SP – com estúdios de geração de imagens).

O PEC inova utilizando tecnologias avançadas de teleconferência e videoconferência interativas, redes locais de computadores, Internet e Intranet. A estrutura física do PEC/Municípios é composta por 101 unidades escolares, distribuídas pelas várias regiões do Estado. Cada uma abriga até 20 alunos, divididos em 3 turmas de, no máximo, 40 professores-alunos.