Aperfeiçoamento da comunicação entre professores e alunos indígenas durante o aprendizado foi um dos principais pontos discutidos
O aprendizado da linguagem indígena, adaptação do currículo escolar do professor, o aprendizado da escrita para as aulas, a elaboração do material escolar específico, e a criação do calendário escolar e cultural apropriado. Estas foram as principais questões levantadas e debatidas durante a Reunião da comissão organizadora de Educação Escolar Indígena, realizada na sede da Secretaria de Estado da Educação, no último dia 25.
Participaram da reunião a professora Deusdith Velloso, da Assessoria de Educação Indígena, os professores Mauricio Fonseca, coordenador de área sobre assuntos indígenas do Centro de Pesquisa de Administração Municipal (CEPAM), Mauro Cherobim, representante das Ongs Indígenas, Luis Donisete Benzi, autor do livro Povos Indígenas e Tolerância, e a professora de matemática Claudia Georgia Sabba, da USP.
De acordo com os educadores que participaram da reunião o principal desafio é a comunicação dos professores com os alunos indígenas e a comunidade no curso de formação.
Metas
Durante o debate sobre a criação de métodos e ferramentas para o ensino de educação escolar indígena vários planos de ação foram definidos, como por exemplo:
• Curso da língua Indígena: preparar o professor no sentido da comunicação oral indígena, para administrar as aulas;
• Adaptação do currículo escolar: incluir no currículo profissional de ensino, toda a cultura e o conhecimento necessário da população indígena local;
• Aprendizado da escrita: fazer com que o professor obtenha o conhecimento ortográfico da cultura;
• Elaboração do material escolar específico: preparar o material pedagógico que os alunos indígenas irão utilizar; e ainda:
• Criação do calendário escolar: criar um calendário escolar apropriado que respeite a cultura dos índios.