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quarta-feira, 24/11/2004
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Secretaria recebe premiação por qualidade em atendimento

Na sua primeira edição, o Prêmio Gestão SP – Inovações na Gestão Pública no Estado de São Paulo – foi entregue na noite do dia 22, pelo governador Geraldo Alckmin, […]

Na sua primeira edição, o Prêmio Gestão SP – Inovações na Gestão Pública no Estado de São Paulo – foi entregue na noite do dia 22, pelo governador Geraldo Alckmin, na Sala São Paulo. Com o tema Atendimento ao Cidadão, a Central de Atendimento da Secretaria de Estado da Educação – SEE, foi premiada.

O Prêmio Gestão SP foi dividido em duas categorias: Modernização da Gestão Pública e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e cada categoria foi sub-dividida em temas.

A avaliação foi baseada nos quesitos qualidade do atendimento, serviços online, integração dos processos e relação com a comunidade.

O trabalho da Central, que atende mais de um milhão de pessoas por ano, foi pautado na atenção, no respeito, na agilidade das respostas e solução dos problemas. A democratização da informação só foi possível por meio da abertura de vários canais de comunicação, que possibilitaram meios mais eficazes para que a população pudesse ativamente apresentar suas dúvidas, críticas e sugestões.

O Prêmio Gestão SP teve como objetivo apoiar a modernização da administração pública do Estado de São Paulo, motivar os servidores e valorizar os trabalhos por eles desenvolvidos, bem como divulgá-los, possibilitando a troca de experiências.

O diferencial da proposta apresentada pelo serviço de atendimento da SEE está na integração de toda essa base de conhecimento, domínio tecnológico e dos processos unidos a criatividade e inovação, com foco no resultado e em uma política de responsabilidade social.

A Secretaria de Estado da Educação é um dos maiores órgãos da administração direta do Estado de São Paulo. Os trabalhos desenvolvidos na pasta envolvem uma rede de 275.478 funcionários, 5.420.474 alunos e 5.408 escolas, inúmeros programas e projetos desenvolvidos em parceria com várias entidades públicas, privadas, organismos nacionais e internacionais.

“Diante dos objetivos, o trabalho da Central foi arrojado. Além da equipe ser maravilhosa e competente, a administração atual deu enfoque importante para esse veículo de comunicação – que é a Central de Atendimento -, possibilitando a disseminação e uma articulação maior entre os inúmeros órgãos e a população”, comenta Maria Nicia, do Centro de Informação Educacional, departamento que organiza a informação da Central de Atendimento.

Além dos oito projetos premiados, a Escola Estadual Professor José Sanches Josende, da Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes, e os projetos Educar para Mobiliar (projeto de recuperação de mobiliário escolar desenvolvido por presidiários e internos da Febem) e Rede do Saber (atualização e capacitação por meio de tecnologia) ficaram entre os 39 projetos e chamaram a atenção pelo caráter inovador, relação custo/benefício, resultados, sem falar na possibilidade de desenvolvimento de parcerias.

O prêmio é uma iniciativa da Casa Civil e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), que foi essencial para evidenciar os trabalhos destacados. Todos os projetos passarão a fazer parte de um banco de dados e os premiados terão destaque na próxima edição da Revista SPGOV.

Em seu discurso durante a apresentação, o secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira, afirmou, que o governo dará todo o apoio para que os vencedores participem do prêmio oferecido pela ONU, voltado ao serviço público.

Diego Gurgel do Amaral