A Secretaria da Educação deu início à mobilização de pais e da comunidade escolar para ampliar a participação de familiares e da sociedade no processo educacional. No último domingo, dia 6, 2.397 unidades estaduais abriram suas portas para uma atividade diferente e as carteiras escolares, habitualmente ocupadas por alunos, deram lugar a pais e familiares.
Ao longo do dia eles apresentaram sugestões, ideias e alternativas que visam aumentar não apenas seu próprio engajamento, mas que também podem ajudar na mobilização de outros pais. Além de opinarem sobre a rotina escolar dos filhos, os familiares puderam sugerir ações destinadas a melhorar a qualidade do ensino.
O evento é parte do programa Educação – Compromisso de São Paulo, anunciado pelo governador Geraldo Alckmin no Dia do Professor. As unidades em que o evento foi realizado integram o programa Escola da Família, que regularmente recebe a comunidade local aos sábados e domingos.
As sugestões apresentadas pelos familiares servirão de subsídio para as medidas de mobilização social previstas no programa. O Governo do Estado realizará, ainda neste ano, com a participação de representantes de diversos setores da sociedade paulista, a celebração pública dessa iniciativa, com a apresentação de todas as suas ações.
Confira os depoimentos de familiares que participaram do encontro em São Paulo e Sorocaba:
Assista também o vídeo de apresentação do programa Educação – Compromisso de São Paulo, exibido aos pais no encontro do dia 06:
Acesse a galeria de fotos:
[miniflickr photoset_id=72157628075175872&sortby=date-posted-asc&per_page=50]
Acesse também:
Mobilização pela Educação reúne no domingo pais de alunos em mais de 2,3 mil escolas estaduais