segunda-feira, 02/03/2009

Secretária vai a Indaiatuba hoje, segunda-feira, e abre último semestre de ensino profissionalizante

Maria Helena Guimarães de Castro estará na cidade às 10h A secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, visita Indaiatuba hoje, segunda-feira, 2 de março, às 11h30. […]

Maria Helena Guimarães de Castro estará na cidade às 10h

A secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, visita Indaiatuba hoje, segunda-feira, 2 de março, às 11h30. O objetivo é iniciar o último semestre de curso técnico profissionalizante, em projeto entre o governo do Estado e a Prefeitura. A secretária ainda receberá da administração local kits multimídia para as 17 escolas estaduais participantes do projeto, computador, data-show, microfone, amplificador de som e tela para projeções.

Em março de 2008 a Secretaria de Estado da Educação fechou parceria com a Prefeitura para que 2.000 alunos (hoje já são 3.000) passassem a ter cursos profissionalizantes na Fundação Indaiatuba de Educação e Cultura (Fiec), nas áreas de informática, automação industrial, segurança do trabalho, logística e processos químicos.

Estes cursos têm duração de 18 meses – terminarão agora em julho. A expectativa é que a maioria dos alunos já saia com estágio remunerado ou emprego. Até o momento, mesmo sem finalizar o curso, cerca de 100 estudantes já foram “recrutados” por empresas ou órgãos locais e participam de estágios remunerados.

Os cursos são voltados para o mercado de trabalho de Indaiatuba, que abriga empresas importantes, como Unilever e Toyota. Outras parcerias estão sendo fechadas pela Secretaria com prefeituras de todo o interior paulista.

“O sucesso do projeto em Indaiatuba é enorme. A expectativa era atender 2.000 alunos, mas tivemos de passar para 3.000. Além da formação tradicional, os estudantes têm formação para entrar no mercado de trabalho”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. “Estado e prefeitura trabalham conjuntamente para beneficiar os estudantes da cidade. Pela primeira vez todos alunos de uma rede de um município paulista são beneficiados com cursos técnicos”.

O evento será na sede da Fiec: avenida Fábio Roberto Barnabé, 3405 – Jardim Regina – Indaiatuba.