• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 03/12/2002
Últimas Notícias

Secretaria vai adotar sistema de Gestão da Qualidade na execução de obras públicas

Todas as obras realizadas na área da Educação no Estado de São Paulo passarão a seguir os padrões internacionais de qualidade. É que a Secretaria de Estado da Educação, através […]

Todas as obras realizadas na área da Educação no Estado de São Paulo passarão a seguir os padrões internacionais de qualidade. É que a Secretaria de Estado da Educação, através da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação vai implantar junto às construtoras e gerenciadoras de obras o Sistema de Gestão da Qualidade PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade na Habitação).

O programa será lançado oficialmente nesta quarta-feira, 4 de dezembro, e tem como objetivo exigir das empresas a certificação necessária para a realização dos trabalhos. Com a adesão, as prestadoras de serviços receberão um certificado de qualidade a ser renovado (ou não) anualmente. No dia 9 de dezembro, todas as empresas cadastradas na FDE serão convidadas a assistir uma palestra sobre a importância da implantação do Sistema da Qualidade.

A exigência passará a valer a partir de abril de 2003, com a publicação do edital de licitação que exigirá das construtoras o nível D, que identifica a adesão ao Sistema de Gestão da Qualidade. Após esse processo, a cada seis meses, serão exigidos níveis superiores até que a empresa atinja o nível A. Cada um deles implicará em procedimentos operacionais progressivamente mais exigentes até que, no prazo de dois anos, as prestadoras de serviços estejam com a Gestão da Qualidade inteiramente implantadas.

Capacitação e palestras

Para obter o resultado necessário, todos os funcionários do departamento de obras da FDE serão capacitados para compreender como funciona o Sistema de Gestão da Qualidade e definir as exigências a serem feitas junto às construtoras. Além disso, os consultores responsáveis pelo programa, profissionais especializados em qualidade, produtividade e meio ambiente, realizarão palestras para os Gestores de Projetos e Obras e também para os funcionários das áreas de Obras, Projetos, Licitação, Cadastro, Jurídica e de Comunicação.

Serviço:

“Lançamento do Sistema de Gestão da Qualidade”

Data: 04.12.02

Local: Auditório da FDE – Rua Rodolfo Miranda, 636 – Bom Retiro – Capital/SP

Horário: 15h