quinta-feira, 23/12/2004

Secretarias de Educação e Juventude, Esporte e Lazer firmam resolução para o programa Educação e Cidadania

Com o intuito de assegurar aos adolescentes da Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (FEBEM-SP) o direito à educação básica, as Secretarias de Estado da Educação e Juventude, […]

Com o intuito de assegurar aos adolescentes da Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (FEBEM-SP) o direito à educação básica, as Secretarias de Estado da Educação e Juventude, Esporte e Lazer firmaram uma resolução conjunta para formalizar o programa Educação e Cidadania. Desde fevereiro, 200 profissionais da rede estadual e funcionários da FEBEM foram capacitados para atuar junto a esses adolescentes.

O programa tem como meta atuação em sala de aula com proposta curricular e metodologia diferenciadas, abordando questões do dia-a-dia dos adolescentes que estão na UIP. São abordados temas como relação social, família, justiça e cidadania, a fim de que o jovem que está na internação provisória, aguardando decisão do Poder Judiciário, possa ter concluída, em um dia, a reflexão sobre o tema discutido. Este trabalho tem como objetivo principal a possibilidade do adolescente construir o seu projeto de vida e se integrar novamente à sociedade.

No tempo de permanência desses jovens nas UIPs, eles recebem formação educacional diferenciada independentemente da série em que se encontravam e são trabalhados temas que irão ajudá-los como cidadãos. Após o tempo de permanência, dependendo da decisão do Poder Judiciário, o jovem será encaminhado para uma unidade de internação ou será integrado novamente à sociedade. Em ambos os casos, a continuação dos estudos é fundamental. A Secretaria da Educação já constatou resultados positivos dos jovens que foram encaminhados para as escolas, observando postura mais amadurecida desses jovens.

Como metodologia, adotou-se trabalhar os conteúdos diagnosticados em anos anteriores pelos técnicos da Febem dentro de uma proposta curricular e materiais específicos, com ênfase na Pedagogia de Projetos. Os temas trabalhados são: Família e Relações sociais, Justiça e Cidadania, O Trabalho em nossas vidas: uma reflexão; Educação, ponte para o mundo.