• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 10/11/2003
Últimas Notícias

Secretarias de Educação e Saúde se unem no combate à dengue

No dia 8 de novembro foi lançada a cartilha de campanha contra a dengue na Escola Estadual João Borges – DE Leste 5. Durante o final de semana, enquanto as […]

No dia 8 de novembro foi lançada a cartilha de campanha contra a dengue na Escola Estadual João Borges – DE Leste 5. Durante o final de semana, enquanto as atividades do Programa Escola da Família estavam em pleno funcionamento, tanto os alunos quanto a comunidade próxima à escola deram início, junto às autoridades presentes, ao combate à dengue.  O governador Geraldo Alckmin, o secretário de Educação professor Gabriel Chalita, o secretário da Saúde Luiz Roberto Barradas e o cartunista Maurício de Sousa apresentaram o gibi que trata exclusivamente da doença e que será distribuído entre os seis milhões de alunos da rede estadual de ensino.

O Secretário de Saúde ressaltou as conquistas obtidas neste ano no combate à doença. O Estado de São Paulo apresentou menos de 3% dos casos de dengue do País,  com menos de 20 mil infectados. Barradas citou ainda, a importância de se evitar desde já a volta do mosquito para que o trabalho preventivo realizado durante o ano de 2003 se estenda por todo o verão – período de maior risco.

Já o professor Chalita lembrou a característica lúdica da cartilha e de como ações positivas dentro da escola podem se tornar elementos transformadores. No caso da dengue, em que a prevenção é a única forma de evitar a doença, a conscientização através de trabalhos educativos se torna primordial para combater o mosquito transmissor, os criadouros,  conhecer os sintomas da doença e a forma de proceder quando houver suspeita de contaminação.  Através de uma maneira divertida, os seis milhões de alunos descobrem tudo sobre a dengue, se tornando multiplicadores no seu combate.

“Não existe Saúde sem Educação”, disse o governador de Estado, Geraldo Alckmin, afirmando a importância da ação conjunta entre as duas Secretarias. No caso da dengue, o estudante é o melhor agente de saúde, o filho é a melhor pessoa para combater a doença e  o aluno é o melhor professor. Por isso, o espaço da escola deve sempre ser utilizado para promover a saúde. O governador brincou com a platéia e “tomou a matéria” dos presentes questionando sobre a doença.

Depois de cantar “Parabéns” para o governador – que fez aniversário no dia 7 de novembro – a diretora da escola, Claudete, e os vice-diretores, Vera e Rafael, mostraram as atividades que são realizadas pelo Programa Escola da Família durante os finais de semana.

Ana Paula Teixeira