quinta-feira, 03/09/2009

Secretário abre curso de capacitação de gestores

Aulas vão até dezembro e serão divididas em três módulos sobre políticas educacionais para cargos em comissão e funções de confiança Teve início nesta quinta-feira (3/9) o curso de certificação […]

Teve início nesta quinta-feira (3/9) o curso de certificação ocupacional para 91 dirigentes de ensino de todo o Estado e gestores de órgãos centrais da Secretaria da Educação. Realizada em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e batizada de “Gestão educacional para gestores da Secretaria da Educação”, a série de seminários está programada para acontecer em três módulos, até dezembro, e irá discutir as políticas educacionais para cargos em comissão e funções de confiança.

Na abertura do evento, nesta manhã, na sede do Departamento de Recursos Humanos (DRHU), o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, apresentou aos participantes o Programa de Valorização pelo Mérito, parte da segunda etapa do Programa + Qualidade na Escola. Ele irá permitir aos professores, por meio de avaliações e promoções, que multipliquem o salário inicial da carreira por até quatro vezes.

A certificação ocupacional, cuja organização está a cargo da Secretaria Estadual de Gestão Pública, foi instituída pelo Decreto nº 53.254, de 21 de julho de 2008, assinado pelo governador José Serra, e é obrigatória para áreas de comando e assistência das autarquias paulistas. O objetivo é atestar profissionais que estejam aptos a ocupar o cargo de dirigente regional de ensino, buscando favorecer o desenvolvimento da educação. “Que todo esse esforço e mobilização resulte de fato na melhoria da qualidade da gestão educacional e no atendimento ao cidadão”, diz Paulo Renato.

Todos os participantes são titulares nos cargos por pelo menos três anos, têm licenciatura plena em pedagogia ou pós-graduação na área de educação e tiveram experiência com magistério. A certificação é válida por três anos.