quinta-feira, 23/09/2004

Secretário-adjunto da Educação participa da abertura do III Congresso Internacional Ensino-Aprendizagem em Santos

O III Conecta Inteligência acontece no Mendes Convention Center e é destinado aos educadores em geral Até domingo, dia 26, a Baixada Santista é o centro de excelência em Educação. […]

Até domingo, dia 26, a Baixada Santista é o centro de excelência em Educação. Teve início na quarta-feira, no Mendes Convention Center, em Santos, o III Conecta Inteligência – Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagem, realizado pelo Gupo Promofair, com o tema “Os desafios do educador na sociedade do conhecimento”. O secretário-adjunto da Educação do Estado de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa, prestigiou a abertura do evento, destinado aos educadores em geral.

O secretário destacou a importância de desenvolver o hábito da leitura. “O Estado tem uma preocupação constante de estar desenvolvendo projetos que estimulem a leitura. É prioridade da Secretaria de Educação a formação continuada dos professores. O Programa de Bolsas Mestrado e Doutorado, concedido pelo Governo, é uma oportunidade única. Nunca se investiu tanto no professor da rede estadual de ensino”.

Paulo Barbosa ressaltou a importância da parceria e do envolvimento das empresas privadas na realização do Congresso. “É muito importante esse conceito de responsabilidade social adotado pelas empresas. Gosto de ver o quanto as instituições privadas estão engajadas nas questões educacionais”, disse o secretário com referência aos patrocínios da Cosipa, da Petrobrás e do Grupo Mendes.

Simultaneamente ao Congresso, são realizados o III Salão da Educação e a Feira Nacional do Livro da Baixada Santista (Fenalba). O estande da Diretoria Regional de Ensino de Santos expõe os projetos da Secretaria Estadual da Educação por meio de um telão, com destaque ao Programa Escola da Família.

O órgão disponibilizou ainda três computadores ao público para contato com os Projetos Trilha de Letras e Números em Ação, desenvolvidos pela Secretaria. O objetivo é apresentar aos visitantes os recursos tecnológicos existentes nas escolas da rede estadual de ensino.

Nesta sexta-feira, dia 24, o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, fará a palestra de encerramento do Congresso, às 17 horas, com o tema “Os dez mandamentos da ética”. Os demais acontecimentos (Salão da Educação e Fenalba) prosseguem até domingo.