• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 26/07/2004
Últimas Notícias

Secretário-adjunto participa da abertura do IV Seminário de Educação em Bertioga

O secretário-adjunto da Educação do Estado de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa, participou nesta segunda-feira, dia 26, da abertura do IV Seminário de Educação promovido pela Prefeitura Municipal de Bertioga, […]

O secretário-adjunto da Educação do Estado de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa, participou nesta segunda-feira, dia 26, da abertura do IV Seminário de Educação promovido pela Prefeitura Municipal de Bertioga, intitulado Educação de qualidade para todos, no Ginásio de Esportes Alberto Alves. Cerca de 400 educadores estavam presentes no encontro. O seminário é realizado anualmente, em parceria com o Instituto de Organização Racional do Trabalho (Idort), com término previsto para a próxima sexta-feira, dia 30.

A solenidade de abertura contou com a apresentação musical do grupo de violão formado pelo Fundo Social de Solidariedade de Bertioga. Em seguida, a secretária municipal de Educação, Maria Julieta Farah Lanças, destacou que educação de qualidade se faz com educadores de qualidade. “Estamos desenvolvendo vários projetos de capacitação em parceria com o Estado. O PEC – Formação Universitária e o Teia do Saber são apenas alguns exemplos. Contamos também com a ajuda do governo estadual no repasse de verbas para a merenda e transporte escolar.”

De acordo com o secretário Paulo Barbosa, Bertioga tem priorizado a educação e durante o período de realização do seminário torna-se um centro de referência no Estado. “É importante que todos os professores coloquem em prática na sala de aula o conhecimento adquirido por meio dessas palestras e oficinas, idealizadas por especialistas da área”.

Paulo Barbosa reforçou, ainda, os três principais eixos trabalhados pela Secretaria Estadual da Educação em prol da melhoria da qualidade de ensino, tema de discussão do seminário. “Em primeiro lugar, entendemos que o envolvimento da família na escola é fundamental no processo ensino-aprendizagem. Em segundo, que o investimento na capacitação do professor deve ser contínuo e, por último, que os alunos da rede estadual devem ser avaliados constantemente”.

O secretário ressaltou que o comprometimento de todos os profissionais da educação têm rendido bons resultados. Ele comemora a marca de 50 milhões de participantes no Programa Escola da Família, realizado nos fins de semana; os dados positivos apontados pelo Saresp; a queda da evasão escolar e todos os investimentos na formação continuada de professores por meio dos Programas Inclusão Digital, PEC- Formação Universitária, Teia do Saber, Letra e Vida e Bolsa Mestrado/ Doutorado, entre outros.

O evento contou ainda com a participação da dirigente de Ensino de Santos, Maria Lucia Ferreira, da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Bertioga, Christina Goulart, e do vice-presidente do Idort, Luis Carlos Bôscolo.

Renata Ferrarezi