• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 25/07/2005
Últimas Notícias

Secretário adjunto participa de planejamento das escolas públicas de Mongaguá para o 2º semestre

Evento reúne cerca de 500 pessoas no Teatro Raul Cortez, litoral sul de São Paulo, e continua até terça-feira, dia 26 Unir os profissionais de educação das oito escolas da […]

Evento reúne cerca de 500 pessoas no Teatro Raul Cortez, litoral sul de São Paulo, e continua até terça-feira, dia 26

Unir os profissionais de educação das oito escolas da rede estadual de Mongaguá para replanejar as atividades do segundo semestre. É com este objetivo que professores, diretores e coordenadores de ensino do município estão reunidos desde esta segunda até a terça-feira, 26, na cidade.

A iniciativa, realizada pelo segundo ano consecutivo, conta em 2005 com uma novidade: a presença dos educadores da rede municipal de ensino. “Essa parceria é fundamental e necessária”, disse o prefeito de Mongaguá, Artur Parada Prócida, na abertura do evento.

O secretário adjunto da Educação, Paulo Alexandre Barbosa, lembrou o quanto é importante planejar bem as atividades escolares. “A educação é tudo, é a chave para que a gente possa transformar a sociedade”, disse. E explicou porque o Estado tem investido tanto em capacitação dos professores. “O professor é a alma da educação. São Paulo é o primeiro Estado do País a oferecer mestrado e doutorado e o primeiro a ter todos os professores efetivos com nível universitário.”

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO COM A AJUDA DO COMPUTADOR

A chance de replanejar as atividades com a ajuda do computador também foi lembrada pelo secretário em exercício. “Cerca de 84% das escolas estaduais paulistas estão informatizadas, e até dezembro deste ano todas terão laboratório de informática”, informou.

O secretário adjunto também aproveitou para comemorar os baixos índices de evasão escolar no Estado. Segundo ele, da 1ª à 4ª série do ensino fundamental o percentual de estudantes que abandonam a escola não passa de 0,7%. Da 5ª à 8ª série, o índice é de 3%, e no ensino médio, de 4%. Por fim, Paulo Barbosa deu um recado para os educadores. “Tenho certeza de que aqui só temos entusiastas, pessoas interessadas e empenhadas na arte de ensinar. E que vão nos ajudar a transformar a educação em algo ainda melhor.”

HABILIDADES E COMPETÊNCIA

Pela manhã a platéia de aproximadamente 500 educadores ouviu palestra da jornalista e psicopedagoga Eloísa Bombonatti Gianini sobre habilidades e competência. A especialista em gestão educacional explicou que não basta “passar a matéria” ao aluno. “É preciso dar função para aquilo que se ensina. Contextualizar os assuntos, relacioná-los com a realidade deles. No campo, por exemplo, a quantidade pode ser exemplificada por meio do número de cabeças de gado ou pelo número de sacas de milho colhidas.”

 

 

 

 

 

Em seguida, Eloísa explicou o quanto isso é necessário. “Se a gente conseguir dar exemplos práticos em sala de aula, dar sentido às coisas, a qualidade do conteúdo passado aos alunos valerá muito mais que a quantidade”.

O REPLANEJAMENTO CONTINUA

A programação continua nesta terça-feira, dia 26, a partir das 9h20, na Escola Estadual Aida Leda Bauer, em Mongaguá, com palestra da professora Simone Moura Consienci. Às 9h30, no Teatro Raul Cortez, é a vez do bate-papo com a escritora Heloisa Prieto, autora de mais de 40 livros publicados. O encerramento das atividades de replanejamento está marcado para às 17h30.

Celso Bandarra