quarta-feira, 22/03/2006

Secretário adjunto participa do 50 º Congresso Estadual de Municípios em Guarujá

O secretário adjunto de Estado da Educação, Paulo Barbosa, representou ontem, 21, o secretário Gabriel Chalita no 50º Congresso Estadual de Municípios que está sendo realizado até o próximo dia […]

O secretário adjunto de Estado da Educação, Paulo Barbosa, representou ontem, 21, o secretário Gabriel Chalita no 50º Congresso Estadual de Municípios que está sendo realizado até o próximo dia 25, sábado, em Guarujá. Barbosa abordou a evolução educacional ocorrida no Estado de São Paulo e apresentou um balanço dos projetos implantados na rede estadual de ensino nos últimos quatro anos.

Para destacar a importância da realização do Congresso, Paulo Barbosa relembrou uma citação de Franco Montoro. “Como um grande municipalista, ele dizia que o cidadão não mora no Estado, na União, ele vive e mora no município e é aqui que precisamos resolver os problemas que ocorrem. A educação é tema prioritário e esse tema alimenta um sonho: a meta de uma educação com cada vez mais qualidade. Mas também não podemos deixar de reconhecer que cumprimos etapas importantes e que obtivemos muitas conquistas”, destacou o secretário.

Segundo Barbosa, em São Paulo existia uma grande dificuldade quanto ao acesso das crianças ao ensino. Grande parte delas ficava fora das escolas e a fila para matrícula, no início do ano letivo, na porta das unidades, era uma cena mais do que comum. “Não existiam vagas suficientes para todos, incluindo os jovens e adultos. Hoje podemos dizer que o desafio da quantidade foi superado. Os Ensinos Fundamental e Médio foram universalizados. Todos estão dentro da escola. Esse era o nosso maior desafio. Agora existem outros a serem perseguidos. Nós chegamos ao ponto ideal, que é o desafio da qualidade. Estamos concentrando todos os esforços neste sentido”, garantiu.

O secretário apontou algumas das ações desenvolvidas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino. “Ampliamos a carga horária dos Ensinos Fundamental e Médio, implantamos este ano o Escola de Tempo Integral, realizamos a entrega de kits de material escolar para todos os alunos, aumentamos o valor do repasse para a merenda escolar”. E comemorou: “São Paulo é o único estado do País que complementa o valor do repasse da merenda feita pelo Governo Federal. Em dois anos, o governador aumentou em 100% esse repasse”.

De acordo com o adjunto, os resultados dessas ações implementadas podem ser conferidas nas avaliações que medem competências e habilidades dos alunos da rede estadual. “Elas apontam uma melhora significativa no desempenho dos alunos e mostram que houve uma evolução. Inclusive o Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico), que é uma avaliação promovida pelo Governo Federal, em alguns índices aponta São Paulo como o melhor Estado em Educação no Brasil, ou seja, houve uma grande evolução”, reforçou.

Um dos projetos mais importantes da gestão Alckmin, o Programa Escola da Família, iniciado em agosto de 2003, coroa todo esse processo. “O programa possibilitou o resgate da família para dentro da escola. São quase seis mil escolas abertas, já contabilizamos mais de 200 milhões de participações, conseguimos reduzir os índices de violência, garantimos a permanência dos alunos em sala de aula. Hoje, a evasão escolar da 1 ª a 4 ª série do Ensino Fundamental é de 0,7%. É o menor índice do País e equivalente ao da Suíça”, comparou.

Outro tema ressaltado foi a valorização do magistério, sobre o qual Paulo também destacou os inúmeros projetos, com ênfase para a abertura de vagas para professores em concursos públicos. Foram mais de 70 mil vagas abertas para ingresso de professores. O governo possibilitou ainda a inclusão digital para os docentes por meio do programa de financiamento de computadores pelo Banco Nossa Caixa. O PEC (Programa de Formação Continuada) contribuiu com a formação universitária dos docentes, entre tantos outros como o Teia do Saber, o Letra e Vida e o Bolsa Mestrado, que com suas especificidades contemplaram professores responsáveis pelas mais diversas modalidades de ensino.

Barbosa finalizou dizendo que a qualidade da educação é uma meta a ser perseguida e priorizada constantemente. “Não estamos ainda no ideal, mas temos que reconhecer que em São Paulo são grandes os avanços nessa área e que temos consciência do que foi feito até o momento”, concluiu.