• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 27/08/2004
Últimas Notícias

Secretário-adjunto prestigia aniversário do Escola da Família na Zona Noroeste de Santos

No último sábado, dia 21, as oito escolas estaduais situadas na Zona Noroeste de Santos e uma localizada no Morro da Nova Cintra, estiveram reunidas na EE Neves Prado Monteiro […]

No último sábado, dia 21, as oito escolas estaduais situadas na Zona Noroeste de Santos e uma localizada no Morro da Nova Cintra, estiveram reunidas na EE Neves Prado Monteiro para comemorar um ano de atividades desenvolvidas pelo Programa Escola da Família, do Governo do Estado. O evento recebeu a visita do secretário-adjunto de Estado da Educação, Paulo Alexandre Barbosa.

A abertura do evento foi marcada por um show de fogos de artifício. Em seguida, houve apresentação da Banda Musical da EE Francisco Meira. Durante todo o dia foram desenvolvidas várias atividades, como roda de capoeira; apresentações artísticas (teatro e dança); artes marciais; tênis de mesa; jogos lúdicos; oficina de artesanato; jogos, desenhos, games, corda, dobradura e confecção de pipas; distribuição de pipoca e algodão doce; curso de panificação; curso de ikebana; salão de beleza; teste vocacional e dança de salão.

O secretário-adjunto de Estado da Educação, Paulo Alexandre Barbosa, ressaltou que o Escola da Família conseguiu reduzir de forma significativa os índices de violência nas escolas da rede pública estadual. “Atingimos os objetivos. A idéia agora é ampliar o número de bolsistas universitários, com a parceria da iniciativa privada”, explicou o secretário.

A educadora profissional da EE Alzira Martins Lichti, Angela Maria de Freitas, garantiu que no decorrer do Programa ela ensinou e aprendeu muito com a comunidade do Morro da Nova Cintra. “As crianças precisam do espaço físico da escola também aos finais de semana. Se não estivessem dentro da escola, certamente estariam brincando na rua, expostos aos malefícios da sociedade. Esse programa é maravilhoso”, disse.

De acordo com o educador voluntário, José Bacin, que ministra aulas de teatro na EE Alzira, a cultura é a base da sociedade. “Desenvolvo este trabalho porque acredito que a arte que envolve todo tipo de cultura é o teatro”, destacou.

O Programa Escola da Família foi apontado pela Unesco como a política pública educacional mais expressiva e significativa do País. Diante disso, a convite da Unesco, o secretário-adjunto Paulo Alexandre Barbosa, representando a Secretaria Estadual da Educação, participou do Fórum Mundial da Juventude, em Barcelona, onde proferiu uma palestra sobre o programa para jovens de 189 países membros da ONU.

 

Renata Ferrarezi