terça-feira, 09/08/2005

Secretário adjunto prestigia comemoração das Escolas Estaduais de Cubatão

Os diretores, alunos e comunidades das nove escolas estaduais do município de Cubatão, que realizaram em conjunto a festa em comemoração ao segundo aniversário do Programa Escola da Família, no […]

Os diretores, alunos e comunidades das nove escolas estaduais do município de Cubatão, que realizaram em conjunto a festa em comemoração ao segundo aniversário do Programa Escola da Família, no último sábado, dia 6, receberam a visita do secretário adjunto de Estado da Educação, Paulo Alexandre Barbosa. A EE José da Costa sediou o evento e contou com uma extensa programação durante todo o dia.

Além de apresentações artísticas, oficinas de artesanato (pipa, biscuit, crochê, pintura em tecido, arte em jornal, dobraduras, caixas artesanais e materiais recicláveis), atividades esportivas e cursos de manicure e cabeleireiro, as unidades desenvolveram uma mostra dos trabalhos que são desenvolvidos aos finais de semana pelo Programa.

O Escola da Família é uma realização da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Unesco, Instituto Ayrton Senna, Instituto Faça Parte – Brasil Voluntário e mais 307 instituições de ensino superior conveniadas. Lançado em agosto de 2003, o objetivo do Escola da Família é abrir as portas das escolas estaduais (5.306 no Estado) aos finais de semana oferecendo atividades de cultura, esporte, saúde e qualificação profissional para alunos, pais, professores e comunidade do entorno escolar.

Na Baixada Santista, 14 instituições de ensino superior firmaram convênio com a Secretaria, possibilitando oferecer 100% de gratuidade na mensalidade do educador universitário. O Governo do Estado de São Paulo paga 50% do valor das mensalidades, limitado a um teto de R$ 267,00/mês, renovável semestralmente e o restante é complementado pela universidade.

Os educadores universitários beneficiados pelo programa trabalham 16 horas por final de semana nas 147 escolas mantidas pela Secretaria de Estado da Educação nos nove municípios da Baixada para a realização de atividades comunitárias. O módulo de bolsistas na região é de 983 universitários e em todo o Estado é de 30 mil.

O secretário adjunto de Estado da Educação, Paulo Alexandre Barbosa elogiou a iniciativa das escolas de se reunirem para promover o evento. “Essa união e troca de experiência entre escolas é muito importante. A consolidação do Escola da Família é fruto do esforço, dedicação e amor de todos os envolvidos no Programa. Fico feliz em dividir a alegria desse dia com vocês”, destacou o secretário.

Rede Municipal

Diante da experiência bem sucedida obtida na rede estadual, o governador Geraldo Alckmin anunciou no último dia 2, em Santos, a integração das redes municipais de ensino ao programa Escola da Família.

Alckmin adiantou que o Estado disponibilizará mais 510 bolsas de estudo aos universitários da Baixada Santista interessados em participar do programa Escola da Família nas unidades municipais das oito cidades inscritas, com um investimento de R$1,7 milhão.

Geraldo Alckmin anunciou ainda o investimento de R$ 4,6 milhões em ampliação e reforma de escolas estaduais localizadas da Baixada Santista. Em Cubatão os recursos beneficiarão a EE Jayme João Olcese. O recurso destinado para reforma da unidade é da ordem de R$ 229.340,00. As obras serão feitas em parceria com os municípios por meio do Programa de Ação Cooperativa (PAC). A parceria prevê o repasse de recursos pelo Estado e, à Prefeitura, caberá a execução dos serviços.

Renata Ferrarezi