sexta-feira, 04/11/2005

Secretário Adjunto visita “Escola da Família” na Região de Nazaré Paulista

Em 16 de outubro, o Secretário Adjunto da Educação, Paulo Barbosa, acompanhado de diversos prefeitos e autoridades, visitou as escolas estaduais da região de Nazaré Paulista, onde são desenvolvidas ações […]

Em 16 de outubro, o Secretário Adjunto da Educação, Paulo Barbosa, acompanhado de diversos prefeitos e autoridades, visitou as escolas estaduais da região de Nazaré Paulista, onde são desenvolvidas ações do Programa Escola da Família.

Na Escola Estadual Fábio H. Pínola, Paulo Barbosa foi recepcionado pela Diretora, professora Mariza de Marco Brandão Santos, pelo Prefeito de Nazaré Paulista, Nenê Pinheiro, prefeitos da região, por vereadores e demais autoridades. O objetivo da visita foi prestigiar as atividades desenvolvidas nos quatro eixos do Programa “Escola da Família” (esporte, cultura, saúde e qualificação profissional) e conhecer a escola, que vai ser reformada graças ao convênio assinado entre a Secretaria de Estado da Educação e a Prefeitura da cidade. O Secretario conversou com educadores e voluntários da escola e assistiu apresentações artístico-culturais de capoeira, hip-hop e rap. Também prestigiou as oficinas de artesanato, padaria artesanal e oficina de leitura. Ao final, o Secretário Adjunto se disse entusiasmado e parabenizou toda a equipe da escola.

Logo depois, Paulo Barbosa à Praça Dr. Álvaro Guião prestigiar a “1ª Festa da Alegria do Programa Escola da Família” em comemoração ao Dia das Crianças. Na chegada, o Coordenador de Municípios do Programa, Sérgio Ferreira, discursou. Disse que o prefeito de Nazaré Paulista “Nenê Pinheiro é um grande incentivador da Escola da Família e o responsável pela vinda do Secretário Adjunto”. O Prefeito, representando os prefeitos da região ali presentes, lembrou o cumprimento da promessa do Governador de entregar um microônibus e uma ambulância. E agradeceu o empenho do Secretário Adjunto Paulo Barbosa no atendimento das reivindicações dos municípios. Paulo Barbosa respondeu disse que “O Governo de São Paulo tem orgulho dos prefeitos que priorizam a educação e que o Estado e os municípios têm a obrigação de trazer a Família para a escola”,. Disse ainda que “o Estado fará o máximo para ajudar os municípios para que suas escolas sejam reformadas e possam assim oferecer educação de melhor qualidade”

A Secretaria de Estado da Educação, através do convênio PAC – Programa de Ação Cooperada entre Estado e Município, proporcionou as escolas Francisco Derosa e Fábio Hacl Pínola, em Nazaré Paulista, e Duílio Mazieiro em Jarinú, reforma dos prédios escolares e a doação de microônibus para transporte de alunos de toda a região.

O Secretário Adjunto, Paulo Barbosa, também visitou as instalações da E.E Francisco Derosa. Conheceu a Diretora, professora Adonai Solange de Campos Oliveira da Silva, que além de gestora também é voluntária do Programa Escola da Famíla, lecionando aulas de alfabetização para jovens e adultos aos finais de semana. Adonai Solange informou ao próprio Secretário que já encaminhou a documentação necessária a CEI – Coordenadoria de Ensino do Interior, para que a escola possa implantar o EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A festa teve ainda apresentações lúdicas e a distribuição de algodão doce e um bolo de 30 metros – produzido pelas escolas pertencentes à cidade. Além disso, as crianças receberam presentes: 400 bonecas de lã – todas confeccionadas nas Oficinas do Programa, 1.000 brinquedos variados e 600 bolas – doados pelos comerciantes locais.

O evento reuniu Paulo Henrique, Prefeito de Tuiuti, Paulo Chede, Prefeito de Vargem, Diomar Júnior, vice-Prefeito de Piracaia, Valter Cnesi, vice-Prefeito de Jarinu, Norival Dinardo, Secretário de Educação de Jarinu, , Luiz Carlos Sensineli, Presidente da Câmara de Vereadores de Nazaré Paulista, os vereadores César Pinheiro, Joel Almeida, Rosa Maria Ramos de Nazaré Paulista, Adilson Moreira, Dirigente Regional de Ensino de Bragança Paulista, Wanda Aparecida Passos do Carmo, Diretora de Educação de Nazaré Paulista, Marcos Bueno, Comandante da Polícia Militar Nazaré Paulista, além de pais, alunos, moradores, diretores de escolas (municipais e estaduais), lideranças locais, educadores, universitários e voluntários do Programa Escola da Família.

Thais Liberato