• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 17/01/2006
Últimas Notícias

Secretário adjunto visita escolas de tempo integral em Santos e Cubatão

Unidade escolar de Santos será reformada No último sábado, dia 14, o secretário adjunto de Estado da Educação, Paulo Alexandre Barbosa, visitou a EE Zulmira Campos, em Santos, e a […]

Unidade escolar de Santos será reformada

No último sábado, dia 14, o secretário adjunto de Estado da Educação, Paulo Alexandre Barbosa, visitou a EE Zulmira Campos, em Santos, e a EE Marechal Humberto Castelo Branco, em Cubatão. As unidades estão entre as 14 contempladas com o projeto Escola de Tempo Integral na Baixada Santista, desenvolvido pelo Governo do Estado e que terá início ainda neste ano letivo. Na região, 5.220 alunos serão beneficiados.

Paulo Barbosa explicou que essa visita faz parte de uma série de encontros com o intuito de conhecer melhor a estrutura física das unidades e avaliar as necessidades de reforma e adaptações a serem feitas para que o projeto atinja as expectativas da comunidade. Para isso, a vistoria das unidades foi acompanhada por técnicos e engenheiros da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). “Em Santos, faremos uma reforma na EE Zulmira Campos. Daremos início o mais rápido ao processo de licitação em função do porte da obra”, anunciou Barbosa.

 

A dirigente de Ensino de Santos, Maria Lucia Ferreira, comemorou a autorização da obra e disse que está ansiosa para o início do projeto Escola de Tempo Integral. “É a realização de um sonho. A comunidade do Jardim Castelo é carente. A escola transformada em período integral será um benefício para pais e alunos”, garantiu a dirigente.

Em Cubatão, o secretário adjunto pôde constatar o bom estado de conservação da EE Castelo Branco e enalteceu a boa administração que os gestores têm conseguido fazer na unidade. “Estou impressionado com o espaço privilegiado que a escola disponibiliza e com o trabalho bem conduzido que é realizado pelo corpo diretor. A diretora fala do trabalho com entusiasmo, paixão e propriedade. É notável seu envolvimento com a unidade e com os alunos. Esta escola tem a cara do diretor”, acrescentou.
O projeto Escola de Tempo Integral foi lançado no dia 12 de janeiro pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita e atingirá 500 escolas estaduais no Estado. A adesão das escolas foi voluntária, mediante manifestação expressa da comunidade e do conselho escolar, e superou as expectativas.

Funcionamento do projeto

As escolas estaduais funcionarão em período integral a partir deste ano letivo. Os alunos entrarão às 7 horas da manhã e sairão às 16h10. Serão oferecidas três refeições na escola: lanche pela manhã, almoço e lanche à tarde. Mas, a maior mudança, ocorrerá dentro da sala de aula.

Pela manhã, aulas de todas as disciplinas do currículo, inclusive Educação Física e Educação Artística. À tarde, oficinas culturais com atividades artístico-culturais (dança, música, teatro e artes plásticas), atividades esportivas (várias modalidades, além de atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos), orientação à pesquisa e aos estudos, resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, informática, práticas em salas ambiente de ciências físicas e biológicas, práticas de educação ambiental e qualidade de vida, que incluem “lien ch´i” e meditação.

A rotina diária incluirá, ainda, língua estrangeira moderna e filosofia (para trabalhar ética com crianças e a arte de conviver bem, estimulando o respeito e valores morais), além de atividades para desenvolver uma cultura de empreendedorismo e estímulo ao protagonismo juvenil.

Relação das escolas beneficiadas na Baixada Santista

Diretoria de Santos
SANTOS CUBATÃO MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELLO BRANCO
SANTOS GUARUJÁ PASTOR FRANCISCO PAIVA DE FIGUEIREDO
SANTOS GUARUJÁ PROF RENE RODRIGUES DE MORAES
SANTOS SANTOS PROFA ZULMIRA CAMPOS
SANTOS GUARUJÁ LÂMIA DEL CISTIA
SANTOS BERTIOGA MARIA APARECIDA MAGN0

Diretoria de São Vicente
SAO VICENTE PRAIA GRANDE REVERENDO AUGUSTO PAES DE AVILA
SAO VICENTE PRAIA GRANDE JARDIM QUIETUDE
SAO VICENTE PRAIA GRANDE OSWALDO LUIZ SANCHES TOSCHI
SAO VICENTE PRAIA GRANDE DR REYNALDO KUNTZ BUSCH
SÃO VICENTE PRAIA GRANDE ADELAIDE PATROCÍNIO DOS SANTOS
SAO VICENTE SÃO VICENTE PROF ENIO VILAS BOAS
SAO VICENTE SÃO VICENTE PROFA YOLANDA CONTE
SÃO VICENTE SÃO VICENTE JOSÉ NIGRO
SÃO VICENTE PERUÍBE OTTONIEL JUNQUEIRA