• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 18/12/2003
Últimas Notícias

Secretário conhece voluntários do Instituto Escola Brasil

No dia 13 de dezembro, último sábado, o Secretário de Estado da Educação Gabriel Chalita visitou a EE Barão Homem de Mello, da DE Centro , durante as atividades do […]

No dia 13 de dezembro, último sábado, o Secretário de Estado da Educação Gabriel Chalita visitou a EE Barão Homem de Mello, da DE Centro , durante as atividades do Programa Escola da Família. Enquanto fazia a visita, o secretário assistiu a uma apresentação de dança feita por alunos, jogou ping-pong, visitou a quadra e salas de aula e conheceu alguns dos voluntários do Instituto Escola Brasil.

Um grupo de dez voluntários do Instituto adotou a EE Barão Homem de Mello e iniciaram suas atividades no mesmo sábado desta visita. Tendo como foco o esporte, o grupo pretende melhorar o espaço físico destinado à estas atividades e também contribuir para diversificar as mesmas. Houve doação de material esportivo de necessidade da escola e  um campeonato de futebol. O Instituto Escola Brasil  é fruto da iniciativa dos funcionários do Banco Real / ABN AMRO, são eles os responsáveis pelo levantamento de fundos para a viabilização das atividades planejadas junto às escolas adotadas.

Alguns voluntários do Instituto Escola Brasil estavam presentes no dia 13. Este apoio chega para reforçar o conceito do Programa Escola da Família e uma de suas principais propostas – a criação de parcerias locais consolidadas pelas próprias escolas estaduais.

O Secretário, Gabriel Chalita, falou da importância dos exemplos e citou o “mistério do educador”, do qual falava  Paulo Freire, e que consiste na genialidade de transformar pessoas em pessoas melhores. “Exemplo é tudo. Os filhos seguem os exemplos dos pais e o professor que tratar bem seu alunos, estará dando o exemplo de consciência, de convicção, de gestos de humildade, integridade e amor”. A escola é o espaço para que isso aconteça, é o local para que estes exemplos – de professores, alunos, voluntários, populares – aconteçam e se multipliquem.

Ana Paula Teixeira