quinta-feira, 29/07/2004

Secretário conversa com educadores de Bertioga

O IV Seminário de Educação, que discute o tema Educação de qualidade para todos, promovido pela Prefeitura Municipal de Bertioga em parceria com o Instituto de Organização Racional do Trabalho […]

O IV Seminário de Educação, que discute o tema Educação de qualidade para todos, promovido pela Prefeitura Municipal de Bertioga em parceria com o Instituto de Organização Racional do Trabalho (Idort), recebeu nesta quarta-feira, dia 28, a visita do secretário Estadual da Educação, Gabriel Chalita. Aproximadamente 600 professores das redes municipal, estadual e particular de ensino da região estavam presentes no Ginásio de Esportes Alberto Alves.

O secretário enalteceu a iniciativa da Prefeitura pela realização do seminário. “É muito importante promover discussões sobre o processo educativo. O professor é a alma da educação, portanto estamos investindo cada vez mais na capacitação e valorização dos docentes. Os prefeitos da Baixada Santista são parceiros do Estado e essa cooperação reflete em dados positivos apontados pelo Saeb (Sistema de avaliação do ensino básico) e Saresp (Sistema de avaliação do rendimento escolar do Estado de São Paulo)”.

A palestra proferida por Chalita focou o resgate de valores humanos e a constante crise existencial que o homem moderno vive. “Educar exige paciência e perseverança. O professor precisa tocar a alma do aluno. Aquele professor distante e amargurado afasta seus alunos. Nós seres humanos temos dois caminhos a trilhar: o da entrega e o da felicidade. Passar por problemas, todos nós passamos a vida inteira, mas não podemos ver somente pedras no caminho. O professor tem que refletir sobre sua missão e fazer da vida um gesto gostoso de servir ao próximo”.

O palestrante destacou, ainda, que o grande problema do processo educativo é a coisificação, a perda da identidade. “O ser humano vem perdendo uma das mais importantes virtudes para a sobrevivência: a sensibilidade. O professor precisa discutir relações humanas em sala de aula, ensinar valores morais e éticos, porém sem adotar uma postura repressiva”.

Para finalizar, o secretário propôs que cada educador avaliasse o que realmente é essencial para a formação dos seus alunos e que tipo de legado eles poderiam deixar para eles. “Muitos educadores não têm percepção da sua importância. Vocês são líderes e devem ser lembrados por seus alunos pelas boas experiências. O professor precisa saber o que é realmente significativo para os seus alunos. O docente competente é leal à causa que abraça”, concluiu.

O encontro contou ainda com a participação do coordenador de Ensino do Interior, Elcio Selmi, da dirigente de Ensino de Santos, Maria Lucia Ferreira, da dirigente de Ensino de São Vicente, Oneide Ferraz Alves, da secretária municipal de Educação, Maria Julieta Farah Lanças, da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Bertioga, Christina Goulart, do secretário de Educação do Guarujá, Zoel Siqueira, e do vice-presidente do Idort, Luis Carlos Bôscolo, entre outras autoridades.

Renata Ferrarezi