• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 07/05/2018
Notícia

Secretário da Educação acolhe gremistas na sede da Educação

João Cury promove diálogo aberto com os estudantes da rede estadual de ensino

Na manhã desta segunda-feira (7), o secretário da Educação do Estado de São Paulo João Cury e a secretária-adjunta Cleide Bauab Bochixio receberam alunos representantes de Grêmios Estudantis da capital paulista. Na ocasião, eles conversaram com os estudantes para saber os anseios e as necessidades que eles vivenciam nas escolas da rede paulista.

Em determinado momento da conversa, após ouvir ideias de melhorias vindas de dezenas de alunos e alunas, João Cury explicou que a sociedade vive no ambiente da falta de informação, e que criar canais abertos de diálogo é uma forma democrática de se comunicar. O secretário explicou que em sua gestão vai ouvir o que a rede pública estadual tem a dizer sobre e o que espera da Educação. Segundo ele, muitos projetos precisam de verba para que aconteçam, mas muitos só precisam da mudança de comportamento. “Tem que ouvir o aluno, que é o eixo central. E nós vamos ser instrumento de transformação”, destaca João Cury.

João Cury ilustrou aos presentes como funciona a gestão pública. Ele contou, por exemplo, que a tarefa não é muito diferente da nossa casa. E que todos têm sonhos e que cada um almeja por algo. “E todos têm o direito de querer. Mas, quando a família se reúne percebe que não tem condições de atender a todos ao mesmo tempo. E é aí que temos que elencar prioridades”, esclarece. Ele completa ao dizer que o diálogo é fundamental. “Dá mais trabalho, demora um pouco mais, mas quem ouve mais erra menos”, finaliza.

Os presentes se sentiram confortáveis no evento. A aluna Lais Eloa Moreira Lima, da escola Doutor Octavio Mendes, localizada no bairro de Santana, na zona norte da capital, disse que se sentiu importante quando o secretário da Educação demonstrou que gostaria saber o que ela tem para falar. “Falta essa comunicação, de saber o que o próximo precisa. Achei ele super simpático e empático. Acho que ele está querendo mudar a forma com que as pessoas veem a educação, não é só uma questão de administração”, afirma.

A PNCP de História (Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico), Jaciara Ferreira Bento Silva, que trabalha na Diretoria de Ensino Centro, também aprovou a iniciativa de João Cury. “Como ele falou, a escola precisa de bastante recurso material, mas ainda carecemos muito do diálogo”, aponta.

A secretária adjunta, Cleide Bauab, falou que a democracia representada no evento é essencial para um país melhor. “Tivemos aqui falas que demonstram o espírito da cidadania e de consciência dos alunos.  É assim que a gente aprende a melhorar. É assim que podemos melhorar o país, não só a escola”, conclui.