quarta-feira, 14/04/2021
Notícia

Secretário da Educação acompanha aplicação da vacina contra Covid-19 em profissionais da educação em Jundiaí

Iniciada no sábado (10), campanha pretende imunizar 350 mil profissionais; Jundiaí também foi ponto de arrecadação de alimentos para Vacina contra a Fome

O secretário da Educação, Rossieli Soares, acompanhou na tarde desta terça-feira (13) a aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 nos profissionais da educação na cidade de Jundiaí. Antes, Soares passou por Mairiporã também para participar da imunização.

“O governador João Doria teve a coragem de ser o primeiro governador a decidir pela vacinação dos profissionais da educação. A vacinação não é a condição para o retorno das aulas, mas é um ponto importante para cada vez nos possamos voltar próximo do normal. Educação é essencial, e se a gente não olhar como sociedade para isso, nós não vamos avançar”, afirma o secretário Rossieli Soares.

A campanha foi iniciada no sábado (10) e vai imunizar nesta etapa inicial secretários, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, professores coordenadores pedagógicos, além de professores temporários com mais de 47 anos de idade. Serão 350 mil doses.

Para os profissionais de Jundiaí foram disponibilizadas 3.280 doses nesta primeira etapa da imunização.

Uma das profissionais imunizadas foi a professora Lilian Martins de Jesus Soares, que trabalha na creche Vilma Nalin Favaro há 26 anos. “A vacina vai nos dar uma tranquilidade maior para trabalhar com o contato que as crianças menores exigem. Eu sinto falta da rotina com as crianças, meu trabalho é diretamente com elas, e sabemos que eles precisam interagir com as outras crianças. Para mim foi muito difícil ficar longe da escola.”

A professora de artes Elza Monteiro, de 57 anos, que leciona na Escola Estadual Professora Cecília Rolemberg Porto Gueli também recebeu a primeira dose da vacina.

“Estou muito feliz e agradecida por ter essa oportunidade, estamos sentindo falta dos alunos, da presença deles, ainda mais na disciplina de artes que exige contato. Esperamos que tudo volte ao normal e a gente continue a nossa caminhada.”

Campanha Vacina contra a Fome

No CECE Francisco Dal Sant onde ocorreu a vacinação em Jundiaí também foi ponto de arrecadação da campanha Vacina Contra a Fome, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e pela Secretaria Especial de Comunicação.

O movimento convida as pessoas aptas a se vacinar contra a Covid-19 a doarem quilo de alimento não-perecível nos postos de vacinação, para beneficiar famílias carentes em todo o território paulista. Em apenas uma semana, a iniciativa já arrecadou mais de 2 toneladas de alimentos, nas 450 cidades participantes.

“Temos acompanhado a mobilização nos pontos de vacinação e o gesto solidário de muita gente em ajudar famílias carentes em SP, que estão vivendo uma realidade muito dura por conta da pandemia. Com isso, a meta do Governo do Estado é a adesão dos 645 municípios para que o retorno seja ainda mais positivo”, destaca Célia Parnes, Secretária Estadual de Desenvolvimento Social.

As Prefeituras podem aderir à campanha no site www.vacinacontraafome.sp.gov.br. Além do termo de adesão, a página oferece kits de divulgação para download e uso livre pelas administrações municipais para estimular a adesão popular às doações.

O Estado recomenda ainda que os municípios façam o reporte semanal da quantidade de alimentos arrecadados e que estão beneficiando famílias carentes e com déficit nutricional durante o enfrentamento da pandemia do coronavírus.