quinta-feira, 10/11/2022

Secretário da Educação de SP visita escolas estaduais na zona sul da Capital

Professor Hubert Alquéres vistoriou as EE. Ennio Voss e EE. Oswaldo Aranha

O secretário estadual da Educação Hubert Alquéres visitou nesta quarta-feira (9) as Escolas Estaduais Professor Ennio Voss e Oswaldo Aranha, na zona Sul de São Paulo. Nas unidades o professor pode conversar com estudantes e servidores sobre temas como Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Projeto de Vida, Saresp e ações de recuperação.

“Chegamos ao último bimestre letivo com a mesma energia do início do ano. Tenho visitado escolas em todo o Estado e observado muitos avanços nas unidades da rede estadual de ensino, principalmente na implementação do novo ensino médio, nas escolas de ensino integral e na aprendizagem dos estudantes”, afirma Alquéres.

Na EE Oswaldo Aranha, que atende mais 700 estudantes dos ensinos fundamental e médio, visitou as novas estruturas da unidade, como a sala maker e o estúdio, ambos em fase final de obras, bem como as demais dependências. Conheceu o presidente do grêmio estudantil, Mateus Ribeiro, e as alunas acolhedoras Júlia Silva Medeiros, Mariana da Silva Oliveira e Ester Barbosa Reche.

As duas últimas cursam a terceira série do ensino médio e já se preparam para os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mariana busca uma graduação na área da saúde e Ester quer se formar em Psicologia. Elas contam que a preparação para esse período tem início muito antes do último ano do ensino médio e que os educadores têm um papel fundamental nesse processo.

“Já no segundo ano do ensino médio os professores começam a fazer os simulados e estimular a criação dos grupos de apoio e de estudos visando os vestibulares. É um momento decisivo para nós, mas eles nos ajudam a diminuir essa pressão”, relata Ester.

Voltada a todas as etapas do ensino fundamental, a EE Professor Ennio Voss atende mais de 900 alunos. É uma das escolas mais tradicionais do bairro e entre os estudantes que já passaram pela unidade está o próprio professor Hubert Alquéres. A partir de 2023, o Ennio Voss passará a ser de ensino integral e o secretário ouviu as demandas dos professores da escola.

No retorno à escola depois de anos como estudante, o secretário viu a modernização do ginásio e a melhoria de outros equipamentos. Acompanhou também apresentação musical de alunos do 3º ano do ensino fundamental que cantaram em inglês e em português.
A jovem aluna Maísa que foi a responsável por tocar violão durante a apresentação musical se surpreendeu ao descobrir que o atual secretário da Educação também foi aluno do Ennio Voss. “Não sabia que ele tinha estudado aqui”, concluiu.

Ambas as unidades também têm sido beneficiadas com reformas e aquisições de equipamentos através do PDDE Paulista. Desde o início da atual gestão, mais de R$ 820 mil foram repassados a Oswaldo Aranha e cerca de R$ 800 mil ao Ennio Voss.