Representando o governador Geraldo Alckmin, o secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini esteve presente junto com o presidente do CONSED, Eduardo Deschamps, prestigiando a cerimônia de lançamento da 5ª edição da Olímpiada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O evento foi realizado nesta quinta-feira (25) no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo.
O concurso Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma competição de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas brasileiras, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio que tem como tema: O lugar onde vivo.
Edição 2014
Na edição anterior, 2014, um dos vencedores foi um interno da Fundação Casa na categoria poema. O aluno cursava o 6º ano do Ensino Fundamental na rede estadual, com aulas dentro da unidade e escreveu um poema sobre a vida na fundação.
Sobre a Olimpíada
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.
Participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas categorias:
– Poema no 5º e 6º anos EF;
– Memórias no 7º e 8º anos EF;
– Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM;
– Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM.
Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Seleção e premiação
A avaliação dos textos começa pela comissão escolar, que faz a seleção das melhores produções no período de 10 a 19 de agosto. Em seguida, acontecem as etapas municipal e estadual. Deste processo, são escolhidos os 500 trabalhos que seguirão para a semifinal, 125 de cada gênero. As comissões julgadoras são compostas por professores, representantes dos pais e alunos, membros da comunidade, especialistas de universidades, representantes das instituições parceiras, do MEC e da Fundação Itaú Social.
Nessa etapa, o grupo é dividido por gênero para a realização dos encontros regionais, que este ano devem ocorrer em Fortaleza (CE), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Na oportunidade, professores e alunos semifinalistas recebem medalhas de bronze, livros e participam de atividades de formação, com oficinas de leitura e escrita e visitas culturais.