• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 11/05/2004
Livros

Secretário da Educação prestigia livro de ex-interno da Febem

“Luz no Fim do Túnel”, de Cleonder Evangelista, conta a história de um garoto que resolveu abandonar o caminho da dor e do sofrimento para alcançar seus ideais Uma segunda-feira […]

“Luz no Fim do Túnel”, de Cleonder Evangelista, conta a história de um garoto que resolveu abandonar o caminho da dor e do sofrimento para alcançar seus ideais

Uma segunda-feira emocionante marcou o início desta nova etapa na vida de Cleonder Evangelista, ex-interno da Febem. O Secretário de Educação, professor Gabriel Chalita, a Secretária da Cultura, Cláudia Costin e demais autoridades estiveram neste dia 10 no lançamento da biografia “Luz no Fim do Túnel”- a história do garoto, que ainda dentro da Febem, resolveu abandonar o caminho da dor e do sofrimento para alcançar seus ideais.

O secretário de educação, professor Gabriel Chalita, esteve no Café Aprendiz – espaço educacional criado pela Cidade Escola Aprendiz, fundada pelo jornalista Gilberto Dimenstein – e fez a doação simbólica de 9 mil exemplares para as escolas públicas. “Quando a sociedade perceber a riqueza e o potencial que estes jovens têm estará dando oportunidades de fazerem seres humanos melhores. Além de terem surgido oportunidades na vida de Cleonder, ele também não deixou de se esforçar e acreditar nos seus sonhos para que se realizassem”, comentou.

Educação e relação com o mercado de trabalho, dois fatores primordiais para o início de muitas mudanças na trajetória de cada interno da Febem. As 77 unidades seguem hoje uma linha educacional de acompanhamento pedagógico, educação formal e cursos profissionalizantes. Segundo o secretário, hoje já existem mais de 100 jovens internos cursando faculdade e cerca de mil trabalhando. “As unidades da Febem têm convênios com empresas parceiras que oferecem emprego aos jovens. Além disso, não podemos esquecer que todo interno tem prioridade no programa Escola da Família, através do sistema de bolsa universidade”, acrescentou o secretário.

Para o representante da UNIP – Universidade Paulista, Henrique Flory, é preciso romper o círculo vicioso e criar mecanismos para tirar as crianças e os jovens das condições negativas, através de ações imediatistas e concretas. “A UNIP tem como objetivo ajudar os jovens através da concessão de bolsas, parcerias, sistemas de tutela especial, apoio psicológico, entre outros”.

Perguntado sobre como se sente um ex-interno da Febem em seu dia de glória, Evangelista disse com orgulho que hoje há mais pessoas nascendo para a vida porque estão sendo ajudadas. “São pessoas como estas presentes aqui hoje, que acreditam no potencial dos outros, que é possível ressuscitar uma pessoa considerada ‘morta’ pela vida”.

Luz no Fim do Túnel – um retrato da vida

O livro de Cleonder conta as experiências de um traficante mirim na pequena cidade de Borborema (SP) e o seu cotidiano em uma unidade da Febem. Foi nas ruas que Cleonder teve seu primeiro contato com as drogas. Deixou a escola aos 11 anos e aos 13 passou a vender drogas. Para pagar uma dívida com o traficante, Evangelista assaltou e foi preso. Dos 13 aos 17 anos foram idas e vindas para as unidades da Febem.

Na Febem de Franco da Rocha, voltou sua atenção aos estudos, concluiu o Ensino Médio e prestou vestibular. Depois de aprovado no curso de direito, os funcionários também o ajudaram a conquistar bolsa de estudos. A autorização para sua libertação veio em janeiro de 2002. Mesmo com a bolsa, para conseguir se manter vendia vassouras durante o dia e ia para a faculdade à noite. No final do primeiro ano, entrou em contato com Henrique Flory, da UNIP, em busca de um estágio e foi aí que surgiu a idéia de escrever um livro. Em São Paulo, Cleonder estuda e se dedica a dar palestras em escolas públicas e faculdades.

Paola Martins