O secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, recebeu em seu gabinete a escritora e arquiteta Patrícia Golombek. Durante a visita, Patricia entregou o livro escrito por ela “Caetano de Campos – A escola que mudou o Brasil”, lançado no início de março, título que integra a série USP 80 Anos.
O livro trata-se de breves biografias de pessoas que dirigiam e trabalharam na escola Caetano de Campos, no prédio construído por Ramos de Azevedo, entre 1890 e 1894.
Os relatos colhidos por Patricia começam antes da construção propriamente dita, a partir de 1846, quando foi criada a primeira Escola Normal de São Paulo e seguem até sua saída da escola do prédio da Praça da República no final da década de 70.
A autora também destaca biografias de alunos e professores reconhecidos no cenário cultural brasileiro como Sérgio Buarque de Holanda, Francisco Matarazzo, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Patrícia Galvão (Pagu), entre outros.
O edifício Caetano de Campos foi inaugurado em 2 de agosto de 1894 e foi sede da primeira Escola Normal paulista. O prédio constitui-se num dos mais significativos monumentos republicanos do Estado de São Paulo. Com 225 janelas, 86 metros de largura e 37 metros de profundidade nos pavilhões laterais, o edifício foi construído para ser um dos símbolos da educação do Estado.