• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 19/10/2022
Notícia

Secretário da Educação SP participa de seminário PISA para Escolas Global Road Show

Evento comemora 10 anos da avaliação elaborada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

Nesta sexta-feira (14), o Secretário de Estado da Educação, Hubert Alquéres, participou do seminário PISA para Escolas Global Road Show em comemoração aos 10 anos do PISA para escolas.

O evento, organizado pela Fundação Cesgranrio e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apresentou informações do trabalho realizado na aplicação da avaliação e sua influência nas escolas e redes de ensino do país e de todo o mundo.

Para compor as mesas, foram convidados representantes de secretarias de educação e de redes de escolas privadas que relataram suas experiências e como utilizam os resultados no dia a dia escolar. Representantes de escolas e institutos de pesquisa de Portugal, Austrália e Tailândia também trouxeram com a exposição de casos.

Hubert Alquéres foi um dos convidados para apresentar na mesa “A experiência do PISA para Escolas em Redes Públicas de Ensino” ao lado de Amaury Gomes, da Secretaria Municipal de Educação, Raquel Teixeira, Secretária de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, Danilo de Melo, Secretário de Estado de Educação da Bahia, Priscila Paiero, do Centro Paula Souza e do moderador Daniel De Bonis, do Instituto Lemann.

Após expor a análise dos resultados do PISA Escolas da rede estadual paulista, o Secretário lembrou algumas ações e programas importantes da Seduc-SP como o Currículo Paulista, a expansão das escolas no Programa Ensino Integral (PEI), a promoção da Nova Carreira Docente, o pioneirismo na implantação do Novo Ensino Médio e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que dá autonomia para as escolas utilizarem os repasses de acordo com suas necessidades seja com melhorias na infraestrutura, como para compras de materiais pedagógicos.

“A aplicação do PISA foi um sucesso, com mobilização das escolas. Agora, com a análise dos resultados, vamos trabalhar na formação dos professores, estabelecer os melhores materiais didáticos e pedagógicos, trabalhar na arquitetura da sala de aula, não dá mais para ser as carteiras enfileiradas. É o professor como curador do conhecimento e o aluno como protagonista do seu aprendizado. O PISA certamente vai nos auxiliar no processo de recomposição das aprendizagens depois da pandemia”, conclui Hubert Alquéres.