sábado, 26/06/2021
Notícia

Secretário da Educação visita Escola em Atibaia e entrega ônibus escolar em Mairiporã

Unidade Escolar manifestou interesse em aderir ao Programa de Ensino Integral ; possível mudança foi decidida junto à comunidade escolar

O Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares, visitou neste sábado (26) a Escola Estadual Renato de Azevedo Rezende, em Atibaia. A unidade, que atualmente funciona no modelo integral antigo – ETI – demonstrou nteresse em aderir ao Programa de Ensino Integral (PEI) para o ano letivo de 2022. A mudança foi discutida e aprovada pela comunidade escolar, que agora aguarda o resultado. O ingresso das escolas no PEI será definido a partir da priorização das unidades maiores e mais vulneráveis.

A escola atende alunos dos anos iniciais (1⁰ ano ao 5⁰ ano) do ensino fundamental e desde 2019 recebeu mais de R$100 mil em verbas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-SP). Os recursos foram usados para: compra de materiais, manutenção e compra de de equipamentos de segurança, como câmeras e extintores, entre outros

“Nossa escola já é de período integral, mas com o PEI teremos a possibilidade de dedicação exclusiva dos professores, o que vai ajudar a enxergar melhor as necessidades dos alunos”, explicou Isabel Sakaki da Silva, diretora da escola.

O secretário foi recebido pelos alunos do Projeto Música Viva, que há 7 anos oferece aulas de flauta e violino para 65 estudantes da escola de Atibaia. Rossieli até deu uma palhinha no violão junto com as crianças.

“Gosto de visitar as escolas para conhecer a realidade delas, ver o que está dando certo e levar para as outras. Aqui tem o projeto de música que é bem bacana. Precisamos olhar para as crianças, a prioridade precisa ser a escola”, disse Rossieli Soares.

O prefeito da cidade Emil Ono, também acompanhou a visita e destacou outras ações do Estado no município, como o Programa Creche Escola. “Aqui em Atibaia estamos com uma creche estadual com 98% da obra pronta e já avisei ao secretário que temos um terreno para a construção de mais uma escola de ensino médio”, disse.

Entega de ônibus

Rossieli também entregou um ônibus escolar na cidade de Mairiporã no valor de R$ 247.950,00. Com esta entrega, sobe para 421 o número de veículos entregues em 2021. Nesta gestão, já foram investidos R$ 211,6 milhões na compra de 868 ônibus, destes 839 já foram entregues, sendo 396 neste ano, a 454 municípios.

“Hoje recebemos um ônibus escolar, dessa ação do Governo do Estado que colabora muito com os municípios. Acompanho o trabalho do Rossieli e esperamos continuar com a parceria”, declarou Márcia Bernardes, secretária municipal de educação de Mairiporã e presidente da regional de SP da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O ônibus entregue é do modelo ORE 3, da Volkswagen e possuem capacidade máxima para transportar 59 estudantes sentados, além do condutor. É equipados com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida, que permite realizar o deslocamento de uma ou mais poltronas, do salão de passageiros, do exterior do veículo, ao nível do piso interno.

Sobre o PEI

Criado em 2012, o PEI utiliza um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão. No primeiro são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida. O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.

Atualmente, são 437 mil estudantes do ensino fundamental e ensino médio beneficiados em 1.077 escolas, de 309 cidades. O programa potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural.

95% de satisfação

Em agosto de 2020, pesquisa avaliou a percepção de 13 mil professores e 121 mil estudantes da rede pública estadual envolvidos no PEI:
– De 0 a 10, os professores recomendariam 9,1 as escolas em que atuam aos colegas de profissão;
– De 0 a 10, os estudantes recomendariam 8,5 as escolas em que atuam aos colegas;
– 95% dos professores se sentem satisfeitos ou muito satisfeitos em atuar nas escolas.