segunda-feira, 27/09/2004

Secretário encerra Congresso Internacional de Ensino-Aprendizagem em Santos

O secretário Estadual da Educação, professor Gabriel Chalita, esteve em Santos na sexta-feira, dia 25, para realizar a palestra de encerramento do III Conecta Inteligência-Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagem, […]

O secretário Estadual da Educação, professor Gabriel Chalita, esteve em Santos na sexta-feira, dia 25, para realizar a palestra de encerramento do III Conecta Inteligência-Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagem, realizado pelo Grupo Promofair, no Mendes Convention Center.

Antes de se dirigir ao auditório, o secretário visitou o stand da Diretoria Regional de Ensino de Santos, em exposição no Salão da Educação, que acontecia simultaneamente ao Congresso. Chalita prestigiou ainda a apresentação de dança da EE Roberto Amaury Galliera, de Guarujá, escola vencedora da fase pólo I do Festival de Dança, promovido pela Secretaria Estadual da Educação.

A palestra, dirigida aos educadores em geral, incluindo professores da rede pública, abordou o tema “Os dez mandamentos da ética”. De acordo com o secretário, a ética trabalha com dimensão de valores. E são esses valores que o professor deve trabalhar em sala de aula com seus alunos. “Quando nós plantamos amor, floresce amor. Somos o que plantamos. Tudo depende da educação, dos estímulos e incentivos que recebemos”, destacou.

Segundo Chalita, a ética pode ser definida como a busca da excelência em todas as coisas. “Ética é saber conviver bem um como o outro. Nossas posturas e atitudes têm de privilegiar o bem comum. O que vale realmente a pena é a consciência de que pudemos fazer as pessoas felizes. É esse o caminho mais certo e seguro para uma vida digna, honesta, feliz. Temos de pensar em nós, mas também nos que estão à nossa volta. Perdendo a sensibilidade, o homem perde a capacidade de ser ético. Precisamos desenvolver o equilíbrio. Ser solidário significa ser mais ético”, finalizou o secretário.

O encerramento da palestra se deu com a canção Carinhoso, de Pixinguinha, entoada pelos professores. Em seguida, o secretário recebeu o título de cidadão vicentino na Câmara Municipal de São Vicente pelo vereador Roberto Rocha (PSB), propositor do título. A proposta de concessão do título foi aprovada por unidade pela Câmara de São Vicente, em maio deste ano.

Renata Ferrarezi