• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 26/09/2005
Últimas Notícias

Secretário entrega prêmios aos melhores do Projeto Literatura no Teatro

Alunos do ensino fundamental da rede pública estadual participarão nesta segunda-feira, às 20 horas, da premiação do 1º Concurso Artístico Literário do Projeto Literatura no Teatro, promovido pelo Cetro Cultural […]

Alunos do ensino fundamental da rede pública estadual participarão nesta segunda-feira, às 20 horas, da premiação do 1º Concurso Artístico Literário do Projeto Literatura no Teatro, promovido pelo Cetro Cultural Sílvio Santos, no Teatro Imprensa. Os alunos de 1ª a 4ª séries concorreram na categoria Desenho, os de 5ª a 6ª séries emTexto Narrativo e os de 7ª a 8ª séries em Dissertação.

O secretário Estadual da Educação, Gabriel Chalita, irá entregar o prêmio de 1º colocado na categoria texto narrativo. A parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Centro Cultural Silvio Santos foi iniciada em 2004 com o espetáculo O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, que beneficiou 5.600 alunos e 560 professores das 28 Diretorias de Ensino da Grande São Paulo – COGSP.

O projeto possui equipes especializadas, materiais de apoio pedagógico para educadores e alunos, possibilitando o trabalho com atividades relacionadas à obra literária adaptada para o teatro. Com a realização de oficinas artístico-pedagógicas para o professor, une literatura e dramaturgia, sendo uma ferramenta de apoio à educação. O projeto possibilita também a inclusão cultural de estudantes carentes, por meio do barateamento e subsídio de ingressos.

Com o resultado final das oficinas, o Projeto Literatura no Teatro promove, ao término de cada temporada dos espetáculos, um concurso de desenho e redação. O objetivo do concurso é estimular a produção artística dos alunos, ampliando ainda mais os temas discutidos nas oficinas; incentivar a formação de platéia, enfatizando o público infanto-juvenil, especialmente das camadas de baixa renda; e levar a discussão dos espetáculos para dentro da sala de aula, por meio de propostas pedagógicas para professores e alunos.

A peça

Em 1946, exilado na França, Jorge Amado escreveu, em homenagem ao primeiro aniversário do filho, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá. A história que conta o amor de um gato por uma andorinha é um dos poucos textos infantis escritos por Jorge Amado que, com sua delicadeza e simplicidade, comoveu e ainda comove gerações. Perdido durante 27 anos, o texto só foi publicado em 1976 com a exigência do autor de que nada fosse modificado nele.

Eduardo Santos