terça-feira, 20/12/2005

Secretário entrega prêmios aos vencedores do concurso “Saúde Bucal”

Foram premiados nesta terça-feira, 20/12, os vencedores do concurso “Saúde Bucal”, promovido pela Secretaria Estadual da educação, pelo Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (Crosp), pela a […]

Foram premiados nesta terça-feira, 20/12, os vencedores do concurso “Saúde Bucal”, promovido pela Secretaria Estadual da educação, pelo Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (Crosp), pela a Fundação Bradesco e pela Unesco. O prêmio, em dinheiro, foi entregue pelo Secretário Gabriel Chalita.

“Saúde bucal é essencial e se queremos uma mudança comportamental, tem que começar na escola. Ela tem um importante papel na formação da cultura da Saúde. Ela é produtora e reprodutora de conhecimento e de práticas pessoais e sociais”, disse Chalita.

O concurso começou em agosto deste ano e mobilizou 6 milhões de alunos da rede estadual de ensino de 1ª a 8ª séries. Mais de 5 milhões de trabalhos foram inscritos e todos abordavam o tema : “A Importância da Saúde Bucal”.

“Isso é uma festa da educação e de uma Secretaria que procura melhorar a qualidade de vida das crianças. Boas idéias unem as pessoas para o trabalho conjunto”, disse o presidente do Conselho de Odontologia de São Paulo, Dr. Emil Razuk.

A Coordenadora do Escritório da Unesco em São Paulo, Âmbar de Barros, afirmou: ” é muito importante realizar projetos voltados para este tema num país com uma posição desfavorável em relação à saúde bucal. “O secretário teve muita sensibilidade em estimular este projeto para o qual a educação pode contribuir enormemente”.

Dos 5 milhões de trabalhos apresentados, foram encaminhados ao CROSP 309 trabalhos e 52 foram selecionados pelas 89 Diretorias de Ensino. Os professores-orientadores e as escolas dos alunos de cada uma dos vencedores receberam os prêmios:

-os primeiros colocados: R$ 2 mil

– os segundos colocados: R$ 1.5 mil

– os terceiros colocados: R$ 1 mil.

Cada escola vencedora receberá ainda um prêmio no mesmo valor. Cada autor e professor-orientador receberão prêmios no valor de R$ 200,00, além de um diploma de participação. Os trabalhos de classes especiais serão igualmente premiados.

Luciane Salles