sexta-feira, 28/01/2022
Notícia

Secretário Estadual da Educação e anuncia investimentos em Educação de R$ 6,8 milhões para Tupã e R$ 1,6 milhão para Bastos

Recursos via Painsp serão destinados à construção e ampliação de creches e adequação da rede elétrica de escolas estaduais para climatização

Nesta quinta-feira (27), o Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares anunciou um investimento de R$ 6,8 milhões em Tupã e R$ 1,6 milhão em Bastos destinados à realização de obras nas escolas estaduais, construção e ampliação de creches, por meio do Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp). Na ocasião, o Secretário também visitou escolas das duas cidades e se reuniu com prefeitos da Diretoria de Ensino de Tupã.

Em Tupã, serão investidos R$ R$ 3, 4 milhões na construção de uma creche, R$ 627 mil na ampliação de duas creches e R$ 2,8 milhões para adequação da rede elétrica de 11 escolas estaduais que serão climatizadas. Em Bastos, R$ 313 mil serão destinados à ampliação de uma creche e R$ 1,3 milhão na adequação da rede elétrica para climatização de seis escolas, além de R$ 75 mil do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para custeio de mão de obra de engenharia elétrica.

“Esta região do Estado é muito quente e a instalação de ar-condicionado nas escolas não é luxo. Precisamos dar melhores condições de trabalho para os professores e tornar o ambiente mais agradável para os estudantes”, destacou o Secretário, em visita à Escola Estadual Índia Vanuíre, em Tupã.

Sobre o Painsp

O Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp) visa facilitar o repasse de recursos financeiros e apoio técnico do Estado de São Paulo aos municípios, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP). Até agora, esse repasse era feito por meio de um convênio. Com a criação do Painsp, a transferência de recursos começa a ser feita por meio de um Termo de Compromisso, formalizado pela Seduc-SP, de forma mais rápida e menos burocrática.

Os principais eixos a serem viabilizados pelo Painsp são aquisição de materiais didáticos, pedagógicos e tecnologias educacionais; a educação inclusiva; a articulação do transporte escolar; a melhoria na alimentação escolar; a formação e valorização dos profissionais da educação, a melhoria da infraestrutura física; a aquisição de equipamentos; a qualificação da gestão pedagógica, avaliação educacional e estratégia de aprendizagem para alunos com altas habilidades (superdotados).Secretário da Educação anuncia investimentos de R$ 6,8 milhões na cidade de Tupã

Cidadão bastense

No início da noite, a Câmara Municipal de Bastos homenageou o Secretário com o título de cidadão da cidade. “Estou muito honrado em me tornar cidadão bastense. Onde eu estiver no poder público, vou sempre lembrar desta cidade. Temos alguns pontos para resolver com relação à Educação, vamos conversar com o governo federal, para que termine a obra da creche, e vamos ver também a questão da municipalização do ensino, que começou nos anos 90 e até hoje não foi feita”, afirmou Rossieli Soares.