• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 06/08/2021
Notícia

Secretário Estadual da Educação inaugura escola em Caiuá

Evento foi pedido da comunidade escolar; prédio funciona desde 2018

O Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares, realizou nesta quinta-feira (5) a inauguração da Escola Estadual Projeto Lagoa São Paulo, em Caiuá. A unidade funciona desde 2018 e integra o Programa de Ensino Integral desde 2019, porém o evento solene nunca havia sido realizado.

“Não é apenas o professor e a direção, com suas equipes, que devem cuidar da escola. A família tem que se envolver mais do que nunca com a escola. Priorizar a educação de uma vez por todas. E na comunidade desta escola, há este envolvimento. Isso é fundamental”, destaca o secretário Rossieli Soares.

“Esse é um momento de plena gratidão. A equipe escolar, junto com a comunidade está realmente grata por vivermos juntos um momento tão precioso: o reconhecimento um trabalho de excelência por uma equipe comprometida e guerreira, que não mediu esforços para concretizar o sonho de ter a escola oficialmente inaugurada”, declarou a diretora da unidade Simone Runicche.

A escola está localizada na área de assentamento Agrovilla 3 e atualmente atende a 185 alunos, dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-SP), a unidade já recebeu mais de R$ 145 mil. Entre as melhorias estão: aquisição e instalação de cerâmica para os três pavilhões, revitalização da pintura externa, pintura em muro e grades, aquisição de escrivaninhas para direção e coordenação, além de mais câmeras de segurança e DVR com mais canais.

“Tenho certeza que ficará registrado para sempre naquela escola essa visita, o acolhimento que o Secretário teve com os nossos alunos foi fundamental para que eles sentissem apoiados”, afirmou Helenice Augusta Rocha, Dirigente de Ensino da Região de Santo Anastácio, que abrange Caiuá.

Mãos que alimentam
O projeto Mãos que alimentam começou em 2019, como aula eletiva do ensino médio, incentivando a produção de verduras em um terreno até então ocioso, de 1.500 m², nos fundos da escola. O projeto cresceu e passou a integrar o Clube Projeto Horta, com a plantação de mandioca, quiabo e maxixe. Como o custo para maquinário e acompanhamento técnico é caro, os alunos que hoje estão na 3ª série do ensino médio fazem parcerias e conseguem tratores e máquinas finas para preparar o terreno, além de profissionais da área. O projeto é orientado pelos professores de Química e Biologia. Pais de alunos também ajudam no plantio, após o preparo do terreno. Este ano, serão produzidos mandioca e abóbora. O terreno começou a ser preparado esta semana, durante as aulas. Os alimentos produzidos são consumidos na merenda escolar e as sobras distribuídas aos alunos, professores e comunidade local.