O 2º dia de formação do Programa de Ensino Integral (PEI), que aconteceu nesta terça (30), contou com a participação do Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares. O evento foi realizado na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (Efape).
“É importante que o Programa Ensino Integral se torne uma política pública sem perda da qualidade. Se funciona, se é bom, é preciso que seja para todos. Por isso, esse processo de formação é fundamental para aprimorar esta modalidade de forma que tenha qualidade em todas as unidades. Todos os investimentos necessários serão feitos para que esta implementação seja um sucesso”, ressalta Rossieli Soares.
Os encontros são voltados aos Supervisores de Ensino, Diretores de Núcleo Pedagógico e Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNPs). Bruna Waitman, Coordenadora da Efape, destaca que a presença destes profissionais é “fundamental para fortalecer o papel deles como formadores nas suas diretorias e uma da garantia da qualidade do programa, no desenvolvimento dos nossos estudantes nas escolas”.
“Essa formação, além de ser um momento de trocas e integração, vai nos fortalecer para a próxima, em dezembro, que será para os diretores e com a colaboração de todos que estão aqui”, complementou a Coordenadora do Programa Ensino Integral, Kate Abreu.
Entre os temas destes dois dias de encontro, foram abordados: “Estruturas e metodologias do PEI e eixos”, “Os indicadores de processo e de resultado e os instrumentos de gestão”, “Expansão do PEI 2022: desafios e perspectivas”, “Protagonismo sênior na formação e acompanhamento dos Clubes Juvenis” e “Acolhimento, Projeto de vida e Eletivas”.
“As formações presenciais nos proporcionam troca de conhecimento e parcerias que a gente estabelece que não acontecem na forma digital. Hoje, inclusive, tive a oportunidade de conversar com o Secretário”, avalia a Supervisora de Ensino da Diretoria de Pirassununga, Adriana Helena Barbosa.
Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão. São trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.
Confira todas as escolas do Programa Ensino Integral (PEI) previstas para 2022 (veja a lista aqui).