sexta-feira, 26/11/2021
Notícia

Secretário Estadual da Educação participa de 1º Seminário de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

Rossieli Soares apresentou a política de educação especial e discutiu sobre os desafios para tornar as escolas inclusivas

Nesta sexta-feira (26), o Secretário da Educação do Estado de São Paulo Rossieli Soares participou do 1º Seminário da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, na Faculdade Fecaf, em Taboão da Serra. Organizado pela Diretoria de Ensino (DE) de Taboão da Serra, o evento é voltado aos profissionais da educação, com a participação de representantes do poder público dos municípios de Embu das Artes e Taboão da Serra.

Entre os temas discutidos, foram abordadas a importância da articulação do Ministério Público na garantia dos direitos do estudante com deficiência, o professor do ensino regular como mediador de aprendizagem do estudante, importância da escola no processo de construção de uma sociedade inclusiva. O secretário Rossieli Soares apresentou a política de educação especial do Estado de São Paulo.

“Nossa política de educação especial foi construída com colaboração da USP, da Unicamp, da Unesp, do Instituto Rodrigo Mendes, do Ministério Público, e com os PCNPs e supervisores da Seduc-SP, além 14 mil contribuições de estudantes, professores e familiares em um processo de escuta da rede. Publicar esta política é o primeiro e mais simples das etapas de inclusão”, destacou Rossieli Soares.

“Precisamos partir para um processo de inclusão verdadeira nas nossas escolas. Nossos desafios vão desde a adequação da estrutura física das nossas escolas até a nossa condição de suporte humano. Precisamos trabalhar com muita formação, com reestruturação. Já avançamos em alguns pontos, criamos o canal Educação Especial, voltado para formação, no Centro de Mídias, estamos mapeando o que as escolas já fazem, iniciamos o repasse do PDDE, fornecemos tablets para pessoas com baixa visão, mas temos muito trabalho ainda para tornar nossas escolas verdadeiramente inclusivas”, completou.

Para Reinaldo Lima, dirigente de ensino de Taboão da Serra, “esta gestão da Secretaria quebrou o paradigma que separava a educação da educação especial. A pessoa com deficiência tem o direito de construir a sua cidadania no percurso da educação formal com sucesso dentro das nossas escolas”.