quinta-feira, 26/01/2023
Notícia

Secretário estadual da Educação participa de VII Seminário de Planejamento e Gestão Educacional da Undime-SP

Renato Feder falou sobre o tema “Regime de colaboração entre estado e municípios” e apresentou os apoios e parcerias que serão implementados

Nesta quinta-feira (26), o secretário estadual da Educação, Renato Feder, participou do VII Seminário de Planejamento e Gestão Educacional, organizado pela União dos Dirigentes Municipais da Educação de São Paulo (Undime-SP) e voltado aos dirigentes e profissionais técnicos das secretarias municipais de Educação.

Participaram junto ao secretário da mesa de abertura Regime de Colaboração Intergovernamental: Márcia Bernardes, presidente da Undime-SP, Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime e Fernanda Pacobahyba, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Após as falas dos participantes da mesa, Renato Feder fez uma palestra intitulada Regime de Colaboração entre Estado e municípios (Apresentação de novos projetos de parcerias). Na primeira parte, o secretário contou o planejamento da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) para os alunos da rede estadual, que inclui aulas de qualidade com metodologia ativa e material digital, formação continuada de professores pelos professores da própria rede em pequenos grupos, avaliação simplificada e novas disciplinas como empreendedorismo, educação financeira, programação computacional, oratória e liderança.

Em um segundo momento, o secretário apresentou o tipo de apoio e parceria para os municípios. “Vamos manter muitos programas bem estruturados de apoio financeiro e vamos implementar alguns novos. Primeiro, vamos produzir material didático consumível para todo o currículo do fundamental 1 com a impressão custeada pela Seduc-SP. Também vamos apoiar a formação de professores selecionados com bolsa de estudos que serão os formadores dos professores do seu município ou município próximo. Um terceiro passo é construir uma avaliação de fácil entendimento, para uma aplicação rápida na recuperação do aprendizado. Por fim, vamos disponibilizar tecnologia educacional com plataformas como matemática gameficada, redação e inglês”, afirmou Renato Feder.

O secretário aproveitou o evento para informar que a Márcia Bernardes em breve estará na equipe da Seduc-SP como coordenadora de ações junto a todos os municípios de São Paulo. “Estou muito feliz com este convite para continuar trabalhando no chão do município e acreditando na educação pública municipal”, declarou Márcia Bernardes.