quinta-feira, 24/02/2022
Pais e Alunos

Secretário Estadual da Educação participa do Seminário de Planejamento e Gestão Educacional da Undime São Paulo

Rossieli Soares falou sobre a importância do Regime de Colaboração entre Estado e municípios para avanço da educação

Nesta quinta-feira (24), o Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, participou do Seminário de Planejamento e Gestão Educacional da Undime São Paulo, que aconteceu no Centro de Mídias SP (CMSP).

De acordo com Rossieli Soares, a parceria entre estado e municípios é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes e para a construção do futuro para todos os cidadãos, e São Paulo está aberto a conversar com as prefeituras para que essa colaboração aconteça efetivamente, sendo um dos meios o Plano de Ações Integradas do Estado (Painsp).

“O Painsp é uma nova modalidade de parceria no Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Educação, e os municípios, que dispõe sobre apoio técnico ou financeiro. Ele representa uma inovação no nosso ordenamento do Estado, que tem como objetivo melhorar o atendimento das demandas do município e do Estado.” explica o Secretário.

Organizado pelo Undime SP, o seminário contou com a presença de Márcia Bernardes, Presidente da Undime São Paulo, Luiz Miguel Martins Garcia, Presidente Nacional da Undime e do Prefeito Adinan Ortolan (Cordeirópolis), Vice-presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), para debater sobre o Regime de Colaboração e a importância do avanço da política pública de financiamento nas redes paulistas.

“O Regime de Colaboração deve garantir o direito à educação básica. Com ele, as esferas de governo têm responsabilidade conjunta pelos estudantes daquele território e não apenas por redes ou sistemas educacionais específicos.”, explicou Márcia Bernardes.

A Presidente da Undime SP ainda citou a Meta 7 no Plano Nacional de Educação: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem.

Para reforçar a importância de debater este tema, Luiz Miguel Martins Garcia cita números de matrículas da educação básica em 2021, sendo as redes municipais e estaduais responsáveis por mais de 80% dessas matrículas no estado de São Paulo.

Medalhas MMDC

No final do debate, Rossieli fez uma homenagem para Undime SP. “Hoje eu gostaria de, em nome do Governo do Estado, conceder a medalha MMDC para todos os membros da Undime, que é a maior honraria que o Governo do Estado concede à educadores e pessoas que contribuem com a educação do estado de São Paulo.”.

Confira a lista de homenageados, em ordem alfabética:

Angelita Meneghin Ortolan – Secretária de Articulação da Undime SP
Celso Fernando Iversen- Vice-Presidente da Undime SP