sexta-feira, 26/11/2021
Notícia

Secretário Estadual da Educação se reúne com prefeitos em São Carlos e visita escolas da rede

Em encontro com prefeitos das cidades que integram a Diretoria de Ensino de São Carlos, Rossieli Soares tratou sobre melhorias na rede de ensino e o funcionamento do PAINSP

No último sábado (20), o Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares esteve na Diretoria Regional de São Carlos. No encontro o chefe da pasta reforçou informações sobre o Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (PAINSP) para Prefeitos e Secretários Municipais. Participaram representantes dos sete municípios da região: Descalvado, São Carlos, Itirapina, Dourado, Ribeirão Bonito, Corumbataí e Ibaté.

“Neste encontro, procuramos olhar a demanda habitacional e os estudos que cada município realizou sobre sua rede de ensino, para assim avançarmos nas construções e melhorias voltadas aos nossos alunos. O principal objetivo da Secretaria da Educação e do Governo de São Paulo é que no futuro todos os estudantes estejam dentro da sala de aula e todas as escolas sejam de tempo integral”, pontuou Rossieli, que reforçou a necessidade dos gestores organizarem os seus estudos de ampliação e concessões para que haja o direcionamento efetivo dos investimentos.

“Tratamos de várias frentes: transportes, merenda, construção, curso técnico, escola de tempo integral, considerando que cada comunidade é única e cada uma tem a sua necessidade”, complementou a dirigente de ensino regional, Débora Gonzales.

Na agenda com o município de São Carlos, os representantes apresentaram o mapeamento da demanda infantil da cidade, estudos de ampliações estrutural e, principalmente, o efeito do ensino integral no aprendizado dos estudantes locais. Além disso, apresentaram os terrenos municipais localizados a serem submetidos para avaliação técnica e evolução de novas escolas na região.

“A Prefeitura já disponibilizou as áreas e nos comprometemos a realizar os processos licitatórios bem como colocar engenheiros da pasta para acompanhar a execução das obras e esperamos finalizar todo o processo ainda nesse ano”, disse o prefeito Airton Garcia.

“Alinhamos e avançamos nossa parceria junto ao Governo do Estado de forma a satisfazer as demandas no atendimento a todos alunos da Educação Básica. Agora é ir para parte técnica e acertar todas as condições para o futuro das nossas escolas”, ressaltou a Secretária Municipal de Educação, Wanda Hoffmann.

Visita às Escolas Estaduais de São Carlos

O Secretário aproveitou sua passagem por São Carlos e visitou as Escolas Estaduais Luiz Viviani e a Sebastião de Oliveira para prestigiar as atividades realizadas pelos alunos e comunidade escolar.

Na EE Luiz Viviani, foram expostos os trabalhos preparados sobre a história, cultura e herança afro em comemoração ao dia da Consciência Negra. Alunos convidados da EE José Ferreira da Silva, unidade estadual da cidade de Descalvado apresentaram uma peça com trechos do livro do acervo antirracista “O quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus.  Em seguida, houve uma roda de capoeira e um show da bateria universitária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

“Hoje é um dia muito importante. E cada vez mais precisamos combater o racismo estrutural que existe ainda em nossa sociedade. Queria muito agradecer a todo time, que preparou essa apresentação magnífica. Se existe uma coisa no mundo que pode transformar, de fato, é a educação. Por isso estamos trabalhando por mais escolas de tempo integral, para que vocês tenham mais oportunidade e possam transformar a vida de vocês”, declarou Rossieli.

Já na EE Sebastião de Oliveira Rocha, Rossieli passou pelo evento de premiação dos alunos realizado pela escola, incluindo a entrega de medalhas aos campeões das Olimpíadas Brasileira de Astronomia. A diretora Lucinei Bueno apresentou o projeto de construção de um biodigestor do Tesla do Clube de Ciências, vencedor do prêmio “Resposta para o Amanhã”, e também um projeto de adubagem orgânica.