• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 15/02/2012
Últimas Notícias

Secretário fala sobre educação na Escola Paulista de Magistratura

Programa Educação – Compromisso de São Paulo foi o tema da palestra de Herman Voorwald na manhã de hoje (15), na Escola Paulista de Magistratura “O programa Educação – Compromisso […]

Programa Educação – Compromisso de São Paulo foi o tema da palestra de Herman Voorwald na manhã de hoje (15), na Escola Paulista de Magistratura

“O programa Educação – Compromisso de São Paulo me empolga tanto que eu poderia falar sobre ele durante muito tempo”. Foi assim que o secretário da Educação, Herman Voorwald, iniciou sua apresentação, na manhã de hoje (15), na Escola Paulista de Magistratura. O secretário falou sobre a mais importante ação da Educação aos desembargadores, juízes, procuradores e professores que se reuniram no auditório do local, para um evento que discutiu a relação entre educação e justiça.

A participação da rede na construção do programa foi um dos temas recorrentes durante a apresentação do secretário, que elogiou o envolvimento dos profissionais da educação. “A rede teve uma participação efetiva na construção da proposta. Eles foram os autores principais do programa”, declarou.

Herman Voorwald ainda ressaltou que a participação da sociedade civil é fundamental para que o programa alcance seu objetivo de colocar a educação paulista entre as melhores do mundo. “O programa não é de apenas uma secretaria, mas de toda a sociedade”.

A afirmação de Voorwald foi apoiada pelos expositores Priscila Cruz, diretora executiva do movimento Todos Pela Educação, e Marcos Magalhães, presidente do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação de Pernambuco. “A constituição federal diz que a educação é um dever do Estado, mas a educação é também dever de todos nós”, afirma Priscila.

Exemplo

Na segunda parte do evento, a iniciativa bem sucedida do Estado de Pernambuco no Ensino Médio foi apresentada à plateia por Marcos Magalhães. Há dez anos, uma ação conjunta entre Estado e sociedade civil deu forma ao modelo de Ensino Médio Integral, nos moldes daquele que chega esse ano às escolas estaduais de São Paulo.

De acordo com Magalhães, a ação tem mostrado bons resultados todos os anos e melhorado as perspectivas de futuro dos jovens da região. “Quando iniciamos o programa, realizamos uma grande pesquisa para conhecer melhor quem eram os jovens que frequentavam o Ensino Médio e percebemos que a maioria deles não tinha um projeto de vida ou planos para o futuro”, conta.

Além do esforço conjunto, o empresário também destacou o envolvimento de professores e comunidade como fatores fundamentais para o sucesso da ação. “A rede é que faz as coisas acontecerem”, finalizou.

Presença

Marcaram presença no evento o diretor da Escola Paulista de Magistratura, Armando Prado de Toledo, o presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, Hubert Alqueres, o reitor da Universidade de São Paulo (USP), João Rodas, e a educadora Patrícia Werner, além dos desembargadores Maria Luciana de Oliveira, Samuel Alves de Melo e José Roberto Bedaque.