• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 05/07/2004
Últimas Notícias

Secretário Gabriel Chalita acompanha aula inaugural do Pró-Universitário

O entusiasmo do governo do Estado com a possibilidade de aumentar o número de alunos da Rede Estadual entre inscritos e ingressantes no ensino público superior ficou claro na aula […]

O entusiasmo do governo do Estado com a possibilidade de aumentar o número de alunos da Rede Estadual entre inscritos e ingressantes no ensino público superior ficou claro na aula inaugural, nesta segunda-feira, dia 5, do Pró-Universitário, na E.E. Dom João Maria Ogno Osb, Zona Leste da Capital. O governador Geraldo Alckmin se animou e a aula de química orgânica preparada por ele, com previsão de acabar em 50 minutos, se estendeu por 1h30. Os alunos aprovaram a performance do ex-professor de cursinho. “Ele tem didática e a aula é bastante dinâmica”, elogiava uma aluna após resolver o teste aplicado por ele.

Sentado na primeira fila de carteiras da sala, o secretário da Educação, prof. Gabriel Chalita, mostrou-se um aluno exemplar e acompanhou atento as explicações do governador sobre os compostos orgânicos. Ao final, ambos foram aplaudidos pela iniciativa de criar um cursinho pré-universitário para os alunos do Ensino Médio Estadual.

Chalita encorajou os alunos pedindo a eles que acreditassem em si mesmos. Citou o aumento de matrículas de alunos da rede pública nas Universidades do Estado, bem como o resultado de uma pesquisa da Unicamp que mostra desempenho superior destes em relação a estudantes oriundos de escolas particulares. “A auto-estima é um instrumento fundamental para que vocês passem no vestibular. O Pró-Universitário deve ajudá-los nessa tarefa”, afirmou o secretário.

“O programa deve funcionar ainda como estímulo para os alunos do 2º ano do Ensino Médio, que podem se empenhar mais para ter a chance de concorrer a uma vaga no próximo ano”, disse o secretário, acrescentando que a intenção é a de ampliar o número de vagas em 2005.

Enquanto as autoridades visitavam uma das turmas vespertinas do cursinho, outras duas recebiam orientações de seus futuros professores, alunos de diversos institutos da Universidade de São Paulo – USP. Os estudantes mostraram-se bastante envolvidos e entusiasmados. “Antes, a USP parecia um sonho distante. Hoje, parece estar muito mais perto. O Pró-Universitário parece ter encurtado o caminho”, admitiu Hosana Aparecida dos Santos, primeira colocada na escola.