• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 22/09/2004
Últimas Notícias

Secretário Gabriel Chalita recebe Prêmio de Educação Visconde de Porto Seguro

Cerimônia aconteceu na terça-feira, dia 21, e contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin e da primeira-dama Lu Alckmin  Na noite de terça-feira, 21 de setembro, o Secretário de […]

Cerimônia aconteceu na terça-feira, dia 21, e contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin e da primeira-dama Lu Alckmin

 Na noite de terça-feira, 21 de setembro, o Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, recebeu o Prêmio de Educação Visconde de Porto Seguro em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à causa da educação.

A solenidade de entrega aconteceu no colégio Porto Seguro, em São Paulo, e contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin, da primeira-dama Lu Alckmin, do Secretário-adjunto Paulo Barbosa, padre Marcelo Rossi, Antonio Ermírio de Moraes, diretores do colégio Porto Seguro, entre outras autoridades, familiares e amigos do Secretário.

O prêmio foi entregue por Alfried Plöger, presidente da Fundação Visconde de Porto Seguro, que fez questão de elogiar o importante trabalho de Gabriel Chalita pela educação no Brasil. “É uma personalidade marcante, um líder legítimo que está causando uma transformação ética no país”, afirmou Alfried Plöger durante seu discurso de homenagem ao Secretário.

A cerimônia teve a participação do Coral da Escola da Comunidade, escola mantida pelo Porto Seguro, que oferece educação para 750 alunos carentes da favela de Paraisópolis.

Ao receber a homenagem, Gabriel Chalita fez um discurso de agradecimento e ainda ofereceu o prêmio de R$ 100 mil para quatro instituições beneficentes: Centro de Convivência Itatinga, Instituto Pró-Queimados, Obra Social Dom Bosco e Associação Evangélica Beneficente.

“Ninguém é capaz de educar sem amor, sem ternura. Nós professores somos regentes de uma orquestra e temos a responsabilidade de afinar cada instrumento”, disse Gabriel Chalita.

Para o secretário, o educador deve ajudar cada aluno a reconhecer a si próprio, deve gerenciar sonhos e tocar na alma de cada aprendiz. “Nós devemos ajudá-los a ser cidadãos, prepará-los para a vida, para o mercado de trabalho. Devemos tornar nossos alunos em pessoas com imensa capacidade de construir um mundo melhor”, disse Chalita.

Prêmio Visconde de Porto Seguro

O primeiro Prêmio Visconde de Porto Seguro foi entregue em 1957 ao Prof. Dr. Antônio Ferreira de Almeida Jr. e é oferecido pela Fundação Visconde de Porto Seguro, mantenedora do Colégio Visconde de Porto Seguro.

A Fundação Visconde de Porto Seguro criou o Prêmio Visconde de Porto Seguro para contemplar aqueles que, no exercício do magistério, na administração pública e escolar, pela imprensa, por meio de pesquisas ou obras publicadas, tenham dado contribuição pessoal valiosa à Educação.

Desde a sua instituição, o Prêmio foi entregue às seguintes personalidades: Prof. Dr. Antonio Ferreira de Almeida Jr, Prof. Manoel Bergström Lourenço Fº, Prof. Dr. Fernando de Azevedo, Prof. Dr. Carlos Pasquale, Jarbas Passarinho, Prof. Hamilcar Turelli e Dorina Nowill.