• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 14/05/2004
Últimas Notícias

Secretário lança campanha de segurança no trânsito

O Secretário de Educação, professor Gabriel Chalita, lançou na manhã desta sexta-feira, dia 14, a Campanha de Segurança no Trânsito, que envolverá mais de 2.000 escolas de ensino fundamental do […]

O Secretário de Educação, professor Gabriel Chalita, lançou na manhã desta sexta-feira, dia 14, a Campanha de Segurança no Trânsito, que envolverá mais de 2.000 escolas de ensino fundamental do Estado. O evento aconteceu na Escola Estadual Capitão Pedro Monteiro do Amaral, no Jardim São Bento, Zona Norte da Capital.

O ginásio da escola ficou lotado de alunos, professores, diretores e jornalistas, que acompanharam um debate entre o Secretário Gabriel Chalita, a professora Sonia Maria Silva, da Cenp, o Capitão Maziero, do Detran, Javier Oliveiros, representante do Instituto Mapfre de Segurança Viária, e Antônio Cássio dos Santos, presidente da Mapfre do Brasil, empresa parceira da Secretaria Estadual de Educação no projeto. Eles falaram sobre a importância da campanha e como ela pode ajudar na educação dos alunos. “Quem estuda gosta de viver. A educação no trânsito é uma reflexão sobre isso e vai ajudar muito quem gosta de viver”, disse o secretário. Ele também aproveitou para conversar com as crianças e perguntar o que elas conheciam sobre os perigos do dia-a-dia.

O debate foi transmitido por teleconferência para as 89 Diretorias de Ensino do Estado. Na seqüência, os alunos da Escola Estadual Capitão Pedro Monteiro do Amaral puderam aprender na prática algumas das regras do trânsito. No ginásio coberto foi montada uma mini-pista com faixas de pedestres e semáforos, onde a garotada fez o percurso de bicicleta, sob o comando atento do soldado Gaspar, do Detran. Eles vivenciaram situações do cotidiano e de maneira divertida aprenderam lições importantes sobre a necessidade de estarem atentas ao trânsito.

No próximo dia 20 acontece uma videoconferência que levará para os professores envolvidos no projeto todas as orientações necessárias para o trabalho com os alunos. Cada escola receberá um kit com uma cartilha de educação viária destinada aos professores – que poderão utilizá-la em sala de aula ou em atividades extracurriculares – e um CD-Rom com o desenho animado “Guay e os Ladrões de Sinais”, para os alunos de primeira a sexta série.