O secretário da Educação José Renato Nalini e o presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, Toshio Ichikawa, receberam nessa sexta-feira (24), no Salão Nobre do prédio Caetano de Campos, os alunos que venceram o IX Concurso de Desenho Toyama 2016. Na ocasião, foram entregues medalhas e certificados para os cinco primeiros colocados.
O tema da última edição do concurso foi “KIMONO – tradição no Japão há mais de 2 mil anos”, e puderam participar os alunos do Ensino Fundamental e estudantes matriculados no curso de japonês nos Centros de Estudo de Línguas – CELs, com até 15 anos de idade. As produções foram inspiradas em técnicas orientais de colorir, ensinadas em sala de aula. A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo participa do “Concurso de Desenho Toyama” desde 2007.
Os alunos contemplados foram William Fernandes Brandão, de São José dos Campos, Mayara Marcondes Santana e Michele Soares Pinto, de São Roque e Kawany Cristiny Gonçalves de Campos, da Diretoria de Ensino Sul-3, Maria Gabriele Henrique da Silva, da Norte-2 e Ketilyn Camargo Xavier, de Apiaí.
O grande vencedor, William Fernandes Brandão, da E. E. Xenofonte Strabão de Castro, confessa que vai usar as habilidades artísticas na carreira que pretende seguir, a arquitetura. O estudante do 6º ano relata que participou do evento para ganhar, “mas não esperava tanto”. Ele ainda disse que ficou emocionado e chorou ao saber que sua estratégia havia vencido todas as etapas. “O tema me pegou de surpresa, mas eu pensei em fazer uma família inteira de kimono, pois o Japão tem uma cultura familiar e eu queria colocar isso no meu desenho. Deu certo”, esclarece.
O festival busca divulgar, valorizar e preservar a Cultura Japonesa, incentivando sua pesquisa e difusão sobre a produção artística dos alunos de escolas públicas de diferentes países, reunindo em um mesmo espaço alguns dos diversos campos da cultura: Literatura, Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, Ikebana, Cerimônia do Chá e trajes típicos regionais.
Nalini enfatiza que “é muito importante que os nossos alunos tenham a oportunidade de abrirem uma janela e verificarem o que acontece no mundo, em outras terras, no outro lado do planeta, que é o Japão. Então o concurso parte de um conteúdo pedagógico, pois completa o ensino de uma maneira muito prática. Quem desenha está exercendo um dos talentos mais significativos para desenvolver a sua sensibilidade, para crescer culturalmente e para conquistar novos horizontes”, completa.
O concurso
Inicialmente, as escolas participantes enviaram os desenhos para as Diretorias de Ensino e coube a elas encaminhar os trabalhos selecionados para a Educação, onde especialistas julgaram e selecionaram as ilustrações seguindo os critérios de criatividade, originalidade, aplicação da técnica de pintura, harmonia, composição artística e pertinência ao tema proposto.
Ao todo, foram 15 trabalhos selecionados, e todos os professores e alunos receberão um diploma. Os desenhos foram produzidos sob a orientação de um professor, responsável pela autenticidade da produção. Cada aluno concorreu com apenas um desenho, que devia ser individual. Os alunos do ensino fundamental da rede estadual, com até 15 anos de idade, participaram do concurso, encerrado no final de junho do ano passado.
Foram recebidos 64 desenhos e 21 deles, por não atenderem às especificações do regulamento com relação ao tamanho exigido, foram desclassificados. Os desenhos vencedores foram submetidos ao IPHAN para o devido cadastro de obras de arte, antes de serem remetidos para Toyama. Dos 43 desenhos que participaram do processo de seleção, 15 foram enviados à Associação Artística e Cultural da Província de Toyama, no Japão, e fizeram parte da exposição no Festival de Arte e Cultura que acontece anualmente no mês de setembro, desde 1997.