• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 15/03/2005
Últimas Notícias

Secretário participa da abertura do Seminário Internacional de Leitura e Escrita

O evento reúne especialistas e educadores do mundo todo Mais de 2 mil educadores, entre dirigentes, diretores, assistentes pedagógicos, professores e coordenadores estiveram presentes no primeiro dia do Seminário Internacional […]

O evento reúne especialistas e educadores do mundo todo

Mais de 2 mil educadores, entre dirigentes, diretores, assistentes pedagógicos, professores e coordenadores estiveram presentes no primeiro dia do Seminário Internacional de Leitura e Escrita, no Clube Juventus, em São Paulo.

A abertura do evento contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, que falou sobre a importância do processo da leitura, através da sedução e doenvolvimento que devemos ter com ela. “O livro não trabalha com a passividade, como a TV ou o rádio. O livro é mais fascinante porque envolve três elementos: a sedução do caminho da leitura, a verdade realizada em nós pela transformação que proporciona e a valorização do novo conhecimento que adquirimos”. Ainda acrescentou: “Para ser agradável, o envolvimento precisa se dar em algum momento de nossas vidas. É por isso que todos os projetos da Secretaria procuram estimular a leitura de alguma maneira”.

Durante o seminário, a professora Sonia Maria Silva, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), falou sobre a tripla dimensão da leitura: ler o que quer, entender e ser um leitor ativo do texto. “Através dos programas Leitura e Escrita, Trilha das Letras, Ensino Médio em Rede, Teia do Saber e Hora da Leitura, conseguiremos acabar com o analfabetismo funcional, que é o maior problema enfrentado nos dias de hoje”.

Durante os três dias, educadores renomados irão promover palestras e discussões sobre o tema. São eles: Telma Weisz, Ana Maria Kaufman, José Miguel Wisnik, Victor Lopes, Emília Ferreiro, Lino de Macedo, Angela Kleiman, Heloísa Prietro, Antônio Augusto Batista, Mirta Castedo, Delia Lerner e Vera Masagão.

O seminário abordará os rumos do projeto Letra e Vida, que desde 2003 forma professores alfabetizadores. A meta do programa é promover, até o final da atual gestão da Secretaria de Estado da Educação, a formação dos professores da rede estadual que atuam no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, o que significa cerca de 50 mil professores. Com isso, 1,4 milhões de alunos serão beneficiados.

Paola Martins

SERVIÇO
Seminário Internacional de Leitura e Escrita
Data: De 15 a 17 de março de 2005
Horários: Dia 15 – das 14h às 19h
Dias 16 e 17 – das 9h às 19h
Local: Clube Juventus
Rua Juventus, 690 – Mooca