• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 02/07/2004
Últimas Notícias

Secretário participa da implantação do Projeto Padarias Artesanais no Vale

O secretário da Educação acompanha a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, na inauguração, que acontece neste sábado, dia 3, do Programa […]

O secretário da Educação acompanha a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, na inauguração, que acontece neste sábado, dia 3, do Programa Padarias Artesanais em escolas estaduais que integram o Programa Escola da Família no Vale do Paraíba. A cerimônia será realizada na Escola Estadual E.E Engenheiro Urbano Alves de Souza Pereira, em Taubaté.

O programa prevê a capacitação de dois educadores por unidade de ensino, para que eles possam realizar oficinas de panificação junto à comunidade participante do Escola da Família.

Diversas escolas de Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Caraguatatuba serão beneficiadas com a doação de 105 kits de Padaria Artesanal, compostos por forno, batedeira, liquidificador, balança e assadeiras, com custo variando entre R$ 700,00 e R$ 1.200,00. Os kits são doados ao Fussesp por parceiros, sem custo para o Estado.

O objetivo do programa é passar noções de ética, saúde, higiene e cidadania, além de capacitar as pessoas e, assim, gerar empregos. Cada unidade tem autonomia para usar o dinheiro arrecadado com a produção de pães em compras de produtos para novas fornadas e também em melhorias para a escola e ajuda à comunidade.

A região é a segunda do Programa Escola da Família a ser atendida no Interior do Estado. Antes, somente escolas do Vale do Ribeira haviam sido contempladas com 100 kits. Até agora, já foram implantadas 1.899 Padarias Artesanais em escolas de todo o Estado, o que representa um total de 3.798 pessoas capacitadas. A meta é que todas as unidades escolares da rede estadual de ensino tenham sua própria Padaria Artesanal.

De modo geral, o Fussesp já distribuiu mais de 5 mil kits de padarias artesanais nos 645 municípios do Estado e em mais de 1.900 entidades da Capital.