sexta-feira, 03/01/2003

Secretário participa de cerimônia de posse no Palácio dos Bandeirantes

O secretário de Estado da Educação de São Paulo, professor Gabriel Chalita, participou nesta quinta-feira (2/01) da cerimônia de posse dos secretários que formarão a equipe no novo mandato do […]

O secretário de Estado da Educação de São Paulo, professor Gabriel Chalita, participou nesta quinta-feira (2/01) da cerimônia de posse dos secretários que formarão a equipe no novo mandato do governador Geraldo Alckmin. O termo de renovação de compromisso foi assinado, às 11 horas, durante a solenidade realizada nas dependências do Auditório Ulisses Guimarães, no Palácio do Bandeirantes, em São Paulo.

Adepto de uma administração democrática e participativa, Gabriel Chalita defende que, para haver avanços e melhora do sistema educacional, o grande foco deve estar na formação do professor. Para isso, ele declarou que pretende intensificar os investimentos em capacitação de professores, transformando as 89 Diretorias de Ensino do Estado em pólos de capacitações de grupos de educadores das mais diferentes disciplinas.

“A regionalização da capacitação atenderá mais rapidamente as necessidades dos profissionais e conseqüentemente dos alunos. Nosso objetivo é investir, até o final deste ano, 300 milhões de reais em programas de capacitação”, afirmou.

Outra meta anunciada pelo secretário é ampliação no número de escolas abertas aos finais de semana, oferecendo, atividades culturais, esportivas e educacionais para alunos e comunidade. O objetivo é passar de 400 para 1.000 o número de unidades de ensino atendidas até o segundo semestre. “Precisamos investir em projetos que aproximem a comunidade da escola. Pois, cada vez mais, estudantes, educadores e pais devem estar envolvidos num resgate da escola pública como principal centro de toda a sociedade. Oferecer às crianças e jovens oportunidades de exercer a cada dia a busca de uma escola cidadã”.

Há nove meses na pasta da Educação, Gabriel Chalita assume também a responsabilidade sobre a Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), recém incorporada a Secretaria da Educação. A iniciativa faz parte das mudanças administrativas anunciadas pelo governado Geraldo Alckmin, que pretende dar uma postura mais educacional aos internos das unidades.

Em relação a esta medida, o secretário afirmou que pretende implementar ações que visem ampliar o acesso dos jovens à educação, assim como os programas de Liberdade Assistida e a geração de empregos, por meio de parcerias com as empresas.