• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 08/12/2003
Últimas Notícias

Secretário participa de lançamento de material educativo do Projeto “Bem vindo, professor!” na Pinacoteca

O lançamento do material educativo e vídeo do projeto “Bem vindo, professor!”, uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação e Cultura, e da Pinacoteca, foi  realizado hoje, dia 8 […]

O lançamento do material educativo e vídeo do projeto “Bem vindo, professor!”, uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação e Cultura, e da Pinacoteca, foi  realizado hoje, dia 8 de dezembro, com a presença dos respectivos secretários Gabriel Chalita e Cláudia Costin. O objetivo do projeto é oferecer instrumentos que possibilitem a inclusão da arte no currículo escolar por meio da utilização das obras do acervo da Pinacoteca como recursos educativos em sala de aula, além de propor a elaboração de projetos interdisciplinares entre os professores de Arte e História com o apoio da coordenação pedagógica de cada uma das escolas participantes.

Nessa primeira fase, que aconteceu no segundo semestre do ano, o projeto alcançou 102 escolas das Diretorias de Ensino Sul 1 e 2. Houve capacitação para 306 professores e cerca de nove mil alunos foram beneficiados. Foram 32 horas de curso, tratando de estratégias de leitura de imagem e conteúdos da arte do século XIX, além de visitas monitoradas à Pinacoteca. A Escola Estadual Joaquim Adolfo Araújo, da Vila Arriete, já colheu frutos com os trabalhos artísticos desenvolvidos pelos alunos. Esses resultados puderam ser vistos pelos presentes no evento através de vídeo explicativo do projeto.

O material lançado é composto por cinco livros que tratam de história da arte, história do Brasil, estética, arte e educação e será distribuído nas escolas que participaram do projeto. As escolas de todo o Estado receberão um material de arte brasileira do século XIX, que contém obras dos artistas Almeida júnior e Pedro Alexandrino, com explicações sobre o período e uma linha do tempo da história da arte no Brasil e no mundo.

“Educação sem cultura não é nada, por isso firmamos parcerias com a Secretaria da Cultura”, explicou o secretário Gabriel Chalita, que acredita que todo o trabalho só pode ser bem realizado por meio do professor, porque é ele quem tem esse contato dia-a-dia com o aluno e consegue despertar a curiosidade para as artes. “É necessário percebermos o significado da arte porque através dela transformamos nosso cotidiano, passamos a admirar mais a beleza e os detalhes”.

A coordenadora da área educativa da Pinacoteca, Milene Chiovatto, apresentou o projeto para os professores e coordenadores pedagógicos presentes. Estavam também no evento, Marcelo Araújo, diretor da Pinacoteca, professora Arlete Scotto, da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo (COGSP) e professora Sonia Maria Silva, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP).

Cristiane Agonio