sexta-feira, 04/07/2003

Secretário participa do 2º Congresso Internacional de Ensino-Aprendizagem

No último dia 3, o secretário Estadual da Educação, Gabriel Chalita, presidiu a solenidade de abertura do 2º Congresso Internacional de Ensino- Aprendizagem, que acontece simultaneamente à Feira do Livro […]

No último dia 3, o secretário Estadual da Educação, Gabriel Chalita, presidiu a solenidade de abertura do 2º Congresso Internacional de Ensino- Aprendizagem, que acontece simultaneamente à Feira do Livro e ao Salão da Educação, e prossegue até domingo (6), das 14 às 22 horas, no Mendes Convention Center, em Santos.

O tema deste ano fala sobre os “Caminhos, diversidades e perspectivas da educação”, e é destinado aos educadores das redes pública e particular da Região Metropolitana da Baixada Santista e Vale do Ribeira.

Durante a abertura, o secretário destacou que o papel do educador vai muito além de transmitir conhecimento. O grande desafio do professor é aprender a lidar com o aluno que é filho de pais ausentes, com aquele que sofre com a violência doméstica e até com os mais desamparados.

Nesse contexto, Chalita citou os quatro pilares da educação, segundo a UNESCO, que servem como meta para o desenvolvimento educacional. São eles: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a conviver e a aprender a fazer.

De acordo com o secretário, a escola tem por missão contribuir para que o aluno desenvolva habilidades e competências que lhe permitam aprender a conviver em sociedade, a criticar as verdades sedimentadas e a respeitar o espaço do outro.

O hino nacional foi entoado pelos alunos do CEFAM (Centro Estadual de Formação do Magistério), da E.E. Paulo Filgueiras (Santos) e da E.E. Thereza Silveira de Almeida (Guarujá). Em seguida, a Camerata Amadeus, formada por ex-alunas da E.E. Olga Cury (Santos); o grupo de violinos da E.E. Jardim Bopeva (Praia Grande) e  apresentação de dança da EE. Margarida Pinho Rodrigues, de São Vicente.

As Diretorias de Ensino de Santos e de São Vicente montaram um estande no Salão da Educação representando a Secretaria Estadual da Educação. Durante a exposição, os projetos da Secretaria são apresentados aos visitantes e diversas atividades estão sendo desenvolvidas pelos assistentes das Oficinas e pelos organizadores e voluntários do Programa Parceiros do Futuro na Baixada Santista.

O evento contou ainda com a participação do coordenador de ensino do interior, Elcio Selmi, do diretor de projetos especiais da FDE, Paulo Alexandre Barbosa, das dirigentes de ensino de Santos, Mariangela Camba de Almeida e de São Vicente, Oneide Ferraz Alves e demais autoridades locais.

Renata Ferrarezi