quarta-feira, 26/06/2002

Secretário participou do Seminário ” Uma Estratégia Solidária “

Secretário de Estado da Educação, Profº Gabriel Chalita, participou do Seminário “Uma Estratégia Solidária”. O tema principal deste 1º Seminário Estadual sobre Drogas é a “Interface Necessária para Promoção de […]

O tema principal deste 1º Seminário Estadual sobre Drogas é a “Interface Necessária para Promoção de Saúde e Qualidade de Vida”.

O evento aconteceu nos dias 26 junho – quarta-feira das (12h às 17h) e 27 de junho – quinta-feira (das 8h30min às 15h30min).

O encontro foi marcado no Auditório Franco Montoro – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera.

A realização do Seminário oficializou a inauguração do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas, que fica na Rua Prates, 165 – Bom Retiro.

A intenção é especializar o espaço para atender aos dependentes químicos.

Objetivos:

Oferecer um espaço para integração de setores sociais que lidam cotidianamente com questões relacionadas ao fenômeno drogas;

Possibilitar a troca de experiências desenvolvidas pelos diferentes setores voltadas para promover a ecologia humana;

Subisidiar debates que contribuam para a melhoria das práticas desenvolvidas;

Contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico sobre essas mesmas práticas;

Apresentar e discutir as ações pertinentes a um Centro de Referência para o álcool e outras drogas no SUS;

Apresentar idéias para criação e aperfeiçoamento das normas vigentes

Área de Abrangência

Estado de São Paulo – direções Regionais que desenvolvam atividades afins, bem como outras Organizações Governamentais e Não Governamentais também envolvidas com o tema.

Público-Alvo

Profissionais do Sistema Único de Saúde, do Poder Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, Conselho Estadual de Entorpecentes, Secretaria Estadual da Educação, Secretaria da Juventude, Instituições de Ensino e Pesquisa, Secretaria da Cultura, além de outros segmentos.

O evento vai contar com a presença de 200 convidados

Atuação da Secretaria

– A realização do seminário atingiu as secretarias do Governo Estadual e, principalmente, da Secretaria de Estado da Educação, no sentido de se aplicar políticas públicas, para a prevenção em relação às drogas.

– A Secretaria de Estado da Educação, promove o Projeto “Prevenção Também se Ensina”- Criado em 1996, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, o Programa “Prevenção Também se Ensina”, tem por objetivo instrumentalizar educadores das escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública estadual.

– A intenção é trabalhar a prevenção ao abuso de drogas e às DST/ AIDS junto à comunidade escolar.

– O trabalho inclui temas transversais- saúde, sexualidade, ética, dentre outros – por todos os componentes curriculares.

– Para o enriquecimento das atividades dos educadores junto aos alunos são enviados materiais didáticos específicos- publicações e vídeos- sobre os temas, para as escolas e Oficinas Pedagógicas

– Há uma coordenação local em cada uma das 89 Diretorias de Ensino, responsáveis pelo acompanhamento e ampliação do projeto na região.

– Atualmente o Programa abrange aproximadamente 3.500 escolas de Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública Estadual, beneficiando cerca de 3,5 milhões de estudantes.

Cronograma do Seminário

Dia 26 de junho (quarta-feira)

12h – Inscrição e entrega de material

12h30min – Abertura